Em encontro com Tarso Genro, Renan volta a defender "concertação" política



Em encontro com o ministro das Relações Institucionais, Tarso Genro, o presidente do Senado, Renan Calheiros, voltou a defender, nesta quarta-feira (30), reformas estruturais profundas no processo político para garantir ao país rumos capazes de impulsionar o desenvolvimento econômico. A idéia é estabelecer um acordo suprapartidário - nomeado de "concertação" política -, em torno de uma agenda positiva, capaz de viabilizar a governabilidade do país. Renan destacou a urgência na aprovação das reformas política e tributária.

Tarso Genro disse que, a seu ver, os principais pontos do acordo suprapartidário são a reforma política, a reforma legislativa, com um novo trâmite para as leis orçamentárias e suas emendas, e o fim da reeleição. Ainda segundo o ministro, a "concertação" deverá ser tratada pelo Congresso Nacional, independentemente dos resultados das próximas eleições, em prol dos interesses da sociedade, até o final do ano.

- Trata-se de um acordo suprapartidário, entre governo e oposição, que permanece sendo oposição, para resolver temas fundamentais para o futuro do país, demandas da sociedade. Seja quem for o presidente eleito, é preciso ajustar as instituições em torno de uma agenda de interesse universal - disse o ministro.

Renan e Tarso Genro também discutiram temas que devem entrar na pauta de deliberações do Plenário no esforço concentrado entre os dias 4 e 6 de setembro, entre eles, as indicações presidenciais para as missões diplomáticas no exterior.

30/08/2006

Agência Senado


Artigos Relacionados


Renan discute agenda de votações e reforma política com Tarso Genro

Renan volta a defender reformas política e tributária

Tarso Genro: cotas são parte de uma política educacional maior

Renan garante a Tarso Genro aprovação de projeto de reestruturação da dívida dos estados

CE vai ouvir Tarso Genro sobre política de cotas nas universidades públicas

Renan Calheiros volta a defender fim da venda de armas