Embaixador vai a Cuzco para acelerar resgate de brasileiros isolados no Peru
Brasília - Preocupado com as dificuldades para o resgate dos turistas que estão no sítio arqueológico de Machu Pichu e as queixas de desorganização nas buscas, o embaixador do Brasil no Peru, Jorge Taunay Filho, passa o dia hoje (28) na região de Cuzco. O diplomata vai tentar acelerar a retirada dos cerca de 180 brasileiros que ainda estariam no local. O governo peruano colocou 11 helicópteros e 36 voos à disposição dos estrangeiros, segundo dados oficiais.
Porém, o mau tempo nas últimas horas atrapalhou as operações em Machu Pichu. De acordo com observadores brasileiros, o governo do Peru resiste à ajuda internacional na ação de resgate dos turistas. No entanto, os governos da Argentina e do Chile enviaram aviões com o objetivo de buscar os turistas que estão em Machu Pichu.
O ministro de Relações Exteriores do Peru, José Antonio García Belaunde, afastou a possibilidade de riscos e ameaças aos estrangeiros. “[Os turistas] estão bem e não correm risco”, disse ele. Ontem (27) o embaixador do Peru no Brasil, Hugo De Zela, esteve no Itamaraty para informar que todos os esforços são realizados e que a prioridade é resgatar idosos, doentes, crianças e suas mães.
De acordo com o Itamaraty, foram resgatadas 800 pessoas, das cerca de 2 mil que estavam na área de Machu Pichu, sendo que pelo menos 30 eram turistas brasileiros.
Pelos dados oficiais, a chuva e as enchentes que atingem o Sul do Peru, que causaram o transbordamento dos rios Vilcanota e Blanco, provocou pelo menos dez mortes. Há aproximadamente 11.770 pessoas atingidas, das quais 6.481 estariam desabrigadas.
Foram destruídas plantações de milho, e as ruínas de diversos sítios arqueológicos sofreram danos – embora as perdas ainda estejam sendo avaliadas.
Como ajuda emergencial, o governo peruano vai liberar US$ 5,8 milhões para ajudar as vítimas e também para reconstrução de casas e apoio à agricultura. A situação considerada mais grave é na área de Cuzco e nas cidades de Anta, La Convención e Calca.
28/01/2010 13:26
Artigos Relacionados
Mau tempo dificulta resgate na região de Cuzco, no Peru
Funai alerta para risco de madeireiros do Peru invadirem áreas ocupadas por índios isolados no Acre
Senado aprova indicado para posto de embaixador no Peru
Embaixador do Peru vem ao Senado debater soluções para danos causados por terremoto
Integração sul-americana é a resposta ao novo cenário internacional, diz embaixador indicado para o Peru
Embaixador do Peru agradece apoio a vítimas de terremoto