Senado aprova indicado para posto de embaixador no Peru



O Plenário do Senado aprovou na tarde desta quarta-feira (10), por 42 votos a 2, a indicação de Carlos Alfredo Lazary Teixeira para o posto de embaixador do Brasil no Peru. O nome do diplomata, pouco antes, havia recebido parecer favorável da Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional (CRE).

Ao responder às perguntas dos senadores na CRE, Lazary Teixeira informou que a Rodovia Interoceânica, que liga o Brasil ao Peru, deve ser inaugurada no início de 2011. A conclusão da obra, segundo ele, deve se tornar mais um passo para consolidar o que chamou de "excelente momento das relações bilaterais".

De acordo com o diplomata, a nova estrada permitirá um grande aumento no turismo entre os dois países e também no comércio bilateral, que deverá retomar neste ano o nível de antes da crise econômica mundial. O intercâmbio bilateral saltou de US$ 724 milhões, em 2003, para US$ 3,2 bilhões em 2008.

Ao apresentar seu voto favorável à indicação, o relator da mensagem presidencial, senador Geraldo Mesquita Júnior (PMDM-AC), pediu ao futuro embaixador atenção especial à relação do Acre com o vizinho Peru. Para ele, a abertura da rodovia e a futura implantação de uma ferrovia ligando os dois países "sinalizam para um futuro de muita prosperidade na região".

O senador Roberto Cavalcanti (PRB-PB) também ressaltou a importância de uma ligação direta do Brasil com a bacia do Oceano Pacífico, onde se encontram algumas das economias mais importantes do mundo, como a China.



10/11/2010

Agência Senado


Artigos Relacionados


Integração sul-americana é a resposta ao novo cenário internacional, diz embaixador indicado para o Peru

Comissão aprova embaixador indicado para representar o Brasil junto à Santa Sé

Embaixador do Peru vem ao Senado debater soluções para danos causados por terremoto

Senado aprova indicações para Abin, Cade e Embaixada no Peru

Embaixador vai a Cuzco para acelerar resgate de brasileiros isolados no Peru

Senado aprova indicação de embaixadora para chefiar posto na Jordânia