Mau tempo dificulta resgate na região de Cuzco, no Peru



Brasília - O mau tempo na Região Sul do Peru, na área de Cuzco e nas proximidades de Machu Pichu, atrapalha a operação de resgate dos cerca de 2 mil turistas isolados desde as fortes chuvas do último sábado (23).

Responsável por um grupo de brasileiros que viajou até o local, Glaucius Miguens, da agência de turismo Adventure Weekend de Brasília, disse que há entre 174 a 230 turistas do Brasil à espera de ajuda. Por volta das 13h30 de hoje (27), chegou o primeiro helicóptero à cidade de Águas Calientes – povoado que serve de suporte na região.

Segundo Miguens, apesar da tensão provocada pelas circunstâncias, o clima entre os turistas que estão isolados é de cooperação. Ontem (26), quatro brasileiros foram retirados da região: três mulheres idosas e um menino, de 10 anos. A prioridade é para crianças, idosos e doentes.

Em consequência da chuva e das enchentes que afetam a região, estão isoladas aproximadamente 10 mil pessoas, entre moradores e turistas de vários locais do mundo. O objetivo das autoridades peruanas é retirar ainda hoje mais 800 turistas que estão isolados. Pelo menos dez pessoas morreram, uma delas uma turista argentina e a outra, um guia turístico peruano.

O governo do Peru liberou, como medida de urgência, US$ 5,8 milhões para ajuda às vítimas e também para reconstrução de casas e apoio à agricultura. A situação considerada mais grave é na área de Cuzco, próxima ao sítio arqueológico de Machu Pichu – um dos principais cartões postais do país.

Segundo o governo peruano, 475 que estavam na região de Cuzco foram retirados do local. Os Estados Unidos enviaram helicópteros para ajudar nas buscas. Nas regiões afetadas, o acesso só é feito de helicóptero.

A Embaixada do Brasil em Lima, a capital peruana, montou um gabinete de gestão de crise para administrar o problema e enviou dois funcionários do Itamaraty para a região de Cuzco.



19/08/2010 04:15


Artigos Relacionados


Embaixador vai a Cuzco para acelerar resgate de brasileiros isolados no Peru

Terremoto de 4,9 graus atinge região fronteiriça do Brasil com Peru

Arthur Virgílio diz que resgate do direito da minoria criar CPIs é questão de tempo

Alckmin entrega moradias e unidades de resgate na Região Metropolitana e no Interior

Alckmin entrega moradias e unidades de resgate na Região Metropolitana e no Interior

Marinha cede helicópteros para atuar no resgate de vítimas na região serrana do Rio