Embrapa apresenta carreiras profissionais a estudantes
Você sabe o que um engenheiro químico faz? Não? Os alunos do Colégio La Salle de Águas Claras, uma das Regiões Administrativas de Brasília (DF), descobriram na exposição Cientista por um dia. A estudante do segundo ano do Ensino Médio, Manuela Salomão, já considera a profissão como uma opção. “Eu não sabia o que um engenheiro químico fazia. Agora eu posso estudar para ser uma engenheira e no futuro até trabalhar na Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária [Embrapa]”, diz. Manuela deu este depoimento durante a visita que aconteceu nesta quarta-feira (30).
Essa é uma das áreas profissionais que atuam na Embrapa Agroenergia e trabalham com pesquisas para a produção de biocombustíveis.
A Unidade montou essa exposição para mostrar um pouco da prática para os alunos. Em 2013, o tema escolhido foi o biodiesel e como produzir este biocombustível. “Aqui estamos utilizando o óleo de soja que é a matéria-prima mais usada no Brasil”, explica a química Patrícia Kalil que mostra o passo a passo do processo de produção do biodiesel. “Eles aprendem como aplicar na prática a teoria aprendida em sala de aula”, completa.
A analista Lorena Garcia explicou o que é a energia renovável e a sua importância. Para saber se os alunos estavam atentos, foram feitas algumas perguntas sobre o tema e aqueles que acertaram receberam uma sacola ecológica, produzida com 90% de cana-de-açúcar, doadas pela Braskem.
Para o professor de geografia, Allyson César, a proposta feita pela Embrapa é importante para associar o que é visto em sala de aula. “Essa integração é necessária e importante. Trabalhar o conteúdo dentro da sala é uma realidade, fora é outra. Por meio desse projeto começamos a despertar essa vontade de desenvolver pesquisa, conhecer novos ramos e novas profissões. Acredito que o futuro seja promissor”. Allyson foi um dos professores que acompanhou cerca de 200 alunos das turmas do 9º do Ensino Fundamental e 2ª Série do Ensino Médio da Escola La Salle que participaram do “Cientista por um dia” durante toda a semana.
Mas não foi apenas o professor que achou importante essa integração. O estudante Lucas Marins aprovou o projeto. “Achei muito importante essa mostra de como produzir biodiesel de forma sustentável”. Ele completa: “o Brasil ser líder em energia demonstra que o nosso país não está tão abaixo quanto as pessoas pensam. Isso significa que um dia o Brasil pode se tornar uma potência e líder mundial de exportação, economia e desenvolvimento”.
Para complementar. o que foi explicado em sala de aula e na palestra, os alunos assistiram ao documentário Energia Verde e Amarela, produzido pela Embrapa Agroenergia em parceria com a John Deere, com recursos do Ministério da Cultura. Além disso, também foi mostrado o site do Contando Ciência na Web da Embrapa, onde o público infantojuvenil pode conversar com os pesquisadores por meio do bloguinho. O projeto “Cientista por um dia” faz parte das comemorações dos 40 anos da Embrapa.
As escolas que tiverem interesse em participar da exposição “Cientista por um dia” devem entrar em contato com o Núcleo de Comunicação Organizacional da Embrapa Agroenergia, pelo e-mail [email protected] ou pelo telefone: (61) 3448 1581.
Fonte:
Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária
05/11/2013 16:21
Artigos Relacionados
JUCÁ APRESENTA OUTRAS CARREIRAS TÍPICAS DE ESTADO
TUMA APRESENTA EMENDA QUE MANTÉM DELEGADOS NAS CARREIRAS JURÍDICAS
Heráclito apresenta Plano de Carreiras do Senado e diz que texto é proposta de consenso
Estudantes visitam exposição da Embrapa em Goiânia
Embrapa prepara espaço especial para estudantes na SNCT no DF
Embrapa cria cursos sobre recursos genéticos para profissionais da América Latina