Embratur quer incentivar investimentos para que turista sul-americano visite o Brasil de trem
O Instituto Brasileiro de Turismo (Embratur) está finalizando um estudo que, se acatado pelo governo federal, resultará em projetos de infraestrutura para baratear e ampliar o turismo no Brasil. A ideia é criar uma série de benefícios para estimular empreendimentos que aproveitem as ferrovias para transporte de turistas.
A proposta será apresentada ainda no primeiro semestre do ano que vem. “O desafio será aproveitar a integração física com a América do Sul e associá-la ao turismo. Queremos colocar gente nos trens para que, com a integração física, venha também o turismo. Claro que isso envolve políticas de facilitação nas áreas fiscais, de aduana e nos postos de fronteira”, disse o presidente da Embratur, Flávio Dino.
Entre as medidas estudadas estão o estímulo a indústrias que produzem ou adaptam vagões para o transporte de passageiros. “Onde houver transporte de carga, queremos passageiros. Por isso, será necessário estimularmos as empresas dispostas a atuar com vagões para turistas. Com mais modais, teremos preços mais baixos e mais estímulo ao turismo. Trata-se da recuperação de uma tendência abandonada, porém bem sucedida em diversos países”, argumentou.
Flávio Dino lembra que 46% dos turistas estrangeiros que visitaram o Brasil têm, como origem, países sul-americanos. “Para termos 10 milhões de turistas em 2020 (meta da Embratur), teremos de receber 6 milhões de turistas sul-americanos. Por esse motivo, teremos de manter nosso foco, principalmente, nas obras de infraestrutura que objetivam a integração da América do Sul”.
Fonte:
Agência Brasil
20/12/2011 18:53
Artigos Relacionados
1º Encontro Parlamentar Latino-Americano pela Infância quer incentivar criação de frentes parlamentares
Pesquisa diz que turista quer voltar ao Brasil depois da Jornada Mundial da Juventude
Brasil quer abertura para carne brasileira no mercado americano
Embratur quer fortalecer Brasil como destino de intercâmbio estudantil
Ministério das Comunicações defende a regulação do setor para incentivar investimentos
CRE aprova embaixadores e quer esclarecimento sobre veto americano ao Brasil