EMENDA DE SUPLICY OBRIGA O COMPARECIMENTO DO PRESIDENTE DA REPÚBLICA AO CONGRESSO



A fim de tornar mais explícita a responsabilidade do governo com suas metas, o senador Eduardo Suplicy (PT-SP) quer que a Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania aprove proposta de sua autoria que obriga o presidente da República a trazer ao Congresso a mensagem e o plano de governo por ocasião da abertura da sessão legislativa. O relator do texto, que está pronto para ser votado, é o senador Sérgio Machado (PSDB-CE).
Observando que, desde a proclamação da República, um ministro é incumbido de trazer a mensagem do governo ao Legislativo, Suplicy lembrou que hoje é o chefe da Casa Civil quem desempenha essa missão. Lembrou também que, lida essa mensagem pelo primeiro secretário da Câmara dos Deputados, em sessão do Congresso Nacional, nenhum parlamentar é autorizado a falar.
Conforme o senador, isso impede uma maior interação entre os congressistas e o presidente da República a respeito de uma mensagem que faz uma exposição da situação do país e das metas governamentais para construir uma sociedade mais livre e justa, conforme estabelece a Constituição.
Para Suplicy, seria mais natural que o próprio governante, a exemplo do que ocorre em vários países, comparecesse ao Congresso e expressasse de viva voz sua mensagem e seu plano de governo. Dessa forma, ele afirma que o presidente faria um balanço de sua administração, expondo perante aqueles que têm a responsabilidade de fiscalizar o Executivo, os avanços, dificuldades e maneiras de alcançar seus objetivos.
Na mesma proposta, Suplicy prevê que seja dada oportunidade aos líderes dos partidos, em cada uma das Casas do Congresso, para exporem sua avaliação sobre a mensagem presidencial, facultando-se ao presidente da República o direito de resposta. Essa oportunidade de os partidos políticos, por intermédio de seus líderes, externarem suas impressões sobre o relato presidencial e a situação do país, no entender de Suplicy, tornará mais democrático o debate sobre as metas e os planos do governo.

18/09/2000

Agência Senado


Artigos Relacionados


Marco Maciel apóia PEC que determina comparecimento do presidente da República no Congresso

Aprovada PEC que obriga presidente da República a comparecer ao Congresso na abertura do ano legislativo

Senado examina PEC que obriga presença de presidente da República na abertura dos trabalhos do Congresso

Suplicy sugere que presidente da República compareça à abertura do Congresso

Suplicy quer obrigar presidente da República a comparecer ao Congresso

Suplicy encaminha pedido de comparecimento do presidente