Marco Maciel apóia PEC que determina comparecimento do presidente da República no Congresso



O senador Marco Maciel (PFL-PE) apoiou, em discurso nesta quinta-feira (22), a proposta de emenda à Constituição (PEC 64/99) que determina o comparecimento do presidente da República na abertura da sessão legislativa do Congresso Nacional, quando deverá expor as metas do governo e discorrer sobre a situação do país. A PEC, que já consta da ordem do dia, é de autoria do senador Eduardo Suplicy (PT-SP).

Atualmente, o chefe do Executivo apenas encaminha a cada ano, por meio do ministro chefe da Casa Civil, uma mensagem ao Congresso no primeiro dia dos trabalho legislativos. Se for aprovada a proposta, o próprio presidente da República deverá trazer a mensagem.

Marco Maciel relembrou que a tradição de o chefe do Poder Executivo enviar mensagens ao Poder Legislativo é antiga no Brasil, tendo começado com o imperador Pedro I, quando eram conhecidas como "Falas do Trono". Na época, o imperador participava tanto da abertura como do encerramento da sessão legislativa, procedimento incorporado à Constituição de 1824 e mantido durante todo o período monárquico. No período republicano, o presidente em geral apenas envie uma mensagem.

Em aparte, o senador Paulo Paim (PT-RS) também expressou apoio à PEC.



22/06/2006

Agência Senado


Artigos Relacionados


EMENDA DE SUPLICY OBRIGA O COMPARECIMENTO DO PRESIDENTE DA REPÚBLICA AO CONGRESSO

(Foto) - Marco Maciel, vice-presidente da República, acompanhado de Jorge Bornhausen, Cláudio Lembo

Projeto que determina comparecimento do presidente do Banco Central à CAE volta à Câmara

Projeto determina comparecimento semestral do ministro do Meio Ambiente ao Congresso

Marco Maciel propõe ampliação do Conselho da República

Marco Maciel é o novo presidente da CCJ