EMÍLIA: CONCENTRAÇÃO DE RENDA AGRAVA QUESTÃO DE DIREITOS HUMANOS



A senadora Emília Fernandes (PDT-RS) afirmou hoje (10), durante a comemoração, pelo plenário, do Dia Mundial dos Direitos Humanos, que "é hipocrisia falar-se em direitos humanos diante do crescente quadro de concentração de renda, seja no Brasil ou no mundo, que torna alguns mais e mais poderosos e empurra para a marginalização absoluta milhões de pessoas".

Citando dados do IBGE, Emília Fernandes informou que, contrariando a propaganda oficial, a concentração de renda no Brasil aumentou ainda mais, no período de 1987 a 1996, tornando os ricos mais ricos e os pobres ainda mais pobres. Conforme a senadora, em 1987, os 10% mais pobres detinham 1,12% da renda nacional, enquanto que em 1996 este percentual baixou para 0,98%, ao mesmo tempo em que os 10% mais ricos, que em 1987 detinham 41,91% da renda nacional, aumentaram a sua participação para 42,36% em 1996.

Para Emília Fernandes, a afirmação dos direitos humanos na sociedade brasileira e no mundo passa necessariamente pela superação do atual modelo econômico mundial, que impõe a submissão, o atraso e a miséria às nações periféricas.

- Ao meu ver, a principal condição para a vigência dos direitos humanos, em qualquer sociedade, é a garantia do direito ao emprego, ao trabalho, ou seja, à existência, à sobrevivência, à própria vida. É preciso que os governos tratem o direito ao trabalho como um direito fundamental de cidadania, de desenvolvimento do ser humano e até mesmo de liberdade - afirmou.

Em aparte, o senador Romeu Tuma (PFL-SP) apoiou o discurso da senadora, assinalando que com a globalização houve uma massificação do capital que tem trazido várias amarguras para os cidadãos.



10/12/1997

Agência Senado


Artigos Relacionados


Comissão de Direitos Humanos se ocupará mais da questão indígena, diz Ana Rita

Direitos Humanos debate projetos do Executivo sobre a questão social

PROJETO DE EMILIA FERNANDES PROPÕE COMISSÃO DE DIREITOS HUMANOS NO SENADO

EMÍLIA DEFENDE NOVA CARTA INTERNACIONAL PELOS DIREITOS HUMANOS

FAO promove no Chile seminário sobre programas de transferência de renda e direitos humanos

MÁ DISTRIBUIÇÃO DE RENDA AGRAVA DESEMPREGO, DIZ BENEDITA DA SILVA