Emilia critica CPI da Segurança Pública



A comissão parlamentar de inquérito (CPI) da Segurança Pública instaurada na Assembléia Legislativa do Rio Grande do Sul foi transformada em um instrumento de denúncias vazias e ilações que serviu, unicamente, para atacar o governo democrático e popular do governador Olívio Dutra, disse a senadora Emilia Fernandes (PT-RS). Em discurso nesta quarta-feira (14), ela classificou a CPI de política e disse que a comissão foi destinada a estancar o avanço do projeto que está em desenvolvimento no estado, "marcado pela participação popular, pelo crescimento econômico e por políticas de inclusão social da maioria da população".

Para a senadora, a CPI da Segurança Pública, criada, a seu ver, com o objetivo de envolver o Partido dos Trabalhadores (PT) com o jogo do bicho, não encontrou respaldo nem na população. Ela previu que o relatório final da CPI, a ser anunciado nesta quarta-feira, não apresentará resultados positivos para que sejam melhoradas as condições da segurança pública no estado, conforme determinava o requerimento de criação da comissão de inquérito.

Emilia Fernandes informou que o PT irá apresentar um relatório paralelo ao oficial, propondo a quebra dos sigilos bancário e fiscal de todos os 55 deputados estaduais gaúchos. Os primeiros que vão abrir os seus sigilos, observou a senadora, serão os próprios deputados petistas.

Depois de ler, na íntegra, nota da executiva estadual do PT gaúcho na qual o partido prega, entre outras coisas, o prosseguimento das investigações a respeito do possível envolvimento de políticos com a contravenção, Emilia Fernandes comentou artigo de Luiz Fernando Veríssimo, intitulado "Cheiro de Sangue" e publicado no jornal Zero Hora, no qual o escritor conclui que a CPI da Segurança foi criada para tentar macular o PT, "mesmo com o sacrifício de qualquer pretensão à isenção ou à compostura".

14/11/2001

Agência Senado


Artigos Relacionados


EMILIA PROPÕE POLÍTICA DE SEGURANÇA PÚBLICA

Emilia pede debate amplo sobre segurança pública

Valter Pereira critica debilidade da segurança pública

ARRUDA CRITICA SEGURANÇA PÚBLICA DO DISTRITO FEDERAL

Mário Couto critica falta de segurança pública no Pará

Demostenes Torres critica política de segurança pública do governo