EMÍLIA ELOGIA AÇÃO DA CPI DO TRABALHO INFANTIL



A senadora Emília Fernandes (PDT-RS) registrou a visita que a CPI do Trabalho Infantil realizou a Fortaleza, elogiando o trabalho dessa Comissão e pregando a necessidade de o Brasil não abrandar a fiscalização sobre as denúncias de exploração de menores e adolescentes. Ela apontou a omissão e conivência da sociedade, que muitas vezes trata o problema como assunto privado, como obstáculo ao combate eficaz a esse tipo de violência.

Emília explicou que os maus-tratos, o abuso e a exploração sexual de crianças e adolescentes constituem um fenômeno complexo, causado por fatores sócio-econômicos, históricos, culturais e éticos, que envolvem as relações do indivíduo com a sociedade. "Crianças e adolescentes vitimizados sofrem um grave processo de violência e humilhação, que pode causar danos morais, sociais e emocionais comprometedores do seu desenvolvimento, muitas vezes provocando seqüelas irreversíveis", sustentou ela.

A senadora afirmou que a intervenção nesse fenômeno enfrenta dificuldades em todo o mundo, enquanto a falta de uma legislação severa para punir os agressores, além de dificultar o combate a essa violência, termina até fazendo com que vítimas e testemunhas sintam-se ameaçadas e culpadas. Na opinião de Emília Fernandes, o desafio de enfrentar tal problema implica a coragem de assumir ações de natureza legal, econômica, social, política e ética, capazes de dar visibilidade ao fenômeno.

O senador Eduardo Suplicy (PT-SP) aparteou para registrar seu espanto quanto ao fato de o presidente Fernando Henrique Cardoso não ter até agora regulamentado a lei aprovada pelo Congresso para que a União financie 50% das despesas dos municípios com programas de renda mínima. Conforme o parlamentar, a negligência na execução da lei não impediu o governo de gastar R$ 5,2 milhões em publicidade sobre o assunto. O senador Ney Suassuna (PMDB-PB) também se solidarizou com o discurso de Emília.



24/03/1998

Agência Senado


Artigos Relacionados


EMÍLIA RELATA DILIGÊNCIAS DA CPI DO TRABALHO INFANTIL NO RS

SUPLICY: EMÍLIA DEVE CONTINUAR NA CPI DO TRABALHO INFANTIL

PARA EMÍLIA, RENDA MÍNIMA PODE COMBATER TRABALHO INFANTIL

LÚCIO ALCÂNTARA PEDE AÇÃO CONTRA TRABALHO INFANTIL

Circuito Estadual Paulista organiza ação para erradicação do trabalho infantil

Flávio Arns pede a ação de todos os brasileiros contra o trabalho infantil