Flávio Arns pede a ação de todos os brasileiros contra o trabalho infantil



É responsabilidade de todos os brasileiros olhar para a problemática do trabalho infantil e agir em conjunto, fazendo o possível para transformar essa realidade em garantia de cidadania, que passa pelo investimento do governo em escola, esporte, lazer, ajuda à família e direitos humanos. Essa é a opinião do senador Flávio Arns (PT-SC), que em discurso nesta quarta-feira (11), lembrou-se do Dia Mundial e Nacional Contra o Trabalho Infantil, celebrado no próximo dia 12.

- A abrangência do problema nos deve convencer da absoluta necessidade de uma parceria efetiva da sociedade e dos poderes públicos. Não se pode encarar o fato sob o prisma policialesco, embora certas situações extremas mereçam um enfrentamento mais sério. A questão é, essencialmente, de formação de consciência, de mobilização da sociedade e de uma atuação verdadeira e firme dos poderes públicos - disse.

Arns citou matérias publicadas pelo jornal Folha de S. Paulo, no fim de semana, quando fiscalizações do Ministério do Trabalho localizaram crianças trabalhando em produção de farinha no Rio Grande do Norte e em olarias em São Paulo, o que considerou condenável. Observou, no entanto, que é preciso diferenciar o trabalho escravo do trabalho no processo educativo sadio, quando uma criança ou adolescente é ensinado e estimulado a desempenhar alguma tarefa no convívio de sua família.

- Seria uma contra-educação deixar uma criança em total ociosidade e despreocupação, apenas usufruindo do trabalho das demais pessoas. No futuro, poderá apresentar um comportamento passivo, dependente e insensível - avaliou.

Para o senador, as famílias precisam convencer-se de que o investimento na educação dos filhos, a médio e longo prazo, é um caminho seguro para a superação das carências econômicas e compensarão a eventual perda de algum recurso que seria obtido com o trabalho infantil. E, nesse processo de formação de uma "nova mentalidade", as instituições sociais como igreja, clubes, associações de moradores e sindicatos podem ter um papel importante, e deveriam receber do poder público, por meio de serviços específicos, material que ajudasse nesse propósito, disse o senador.



11/06/2008

Agência Senado


Artigos Relacionados


Flávio Arns lamenta exploração de trabalho infantil em lavoura de fumo no Paraná

LÚCIO ALCÂNTARA PEDE AÇÃO CONTRA TRABALHO INFANTIL

Internautas brasileiros podem participar da Marcha Virtual contra o trabalho infantil

Flávio Arns registra ação de jovens pelo meio ambiente

Flávio Arns congratula advogados brasileiros e defende manutenção do exame da OAB

Flávio Arns convida brasileiros para a Festa de N. S. do Rocio, em Paranaguá