Empregador doméstico poderá passar a recolher FGTS e contribuições sociais em formulário único
A Comissão de Assuntos Sociais aprovou nesta quarta-feira (17) projeto de lei de autoria do senador Paulo Paim (PT-RS) que objetiva simplificar o pagamento, hoje facultativo, do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço ( FGTS ) pelo empregador doméstico.
A proposta (PLS 535/09) prevê o recolhimento do FGTS e das contribuições sociais pelo empregador e pelo empregado num único formulário, emitido via internet.
De acordo com o texto aprovado, a Receita Federal e o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) poderão fixar regulamentação conjunta para a inscrição e o recolhimento das contribuições sociais e do FGTS por parte do empregador e do empregado. Além disso, o projeto estabelece a possibilidade da inscrição do empregado doméstico por seu empregador ser feita via internet, utilizando-se apenas o CPF do empregado.
Para o senador Paulo Paim, a medida vai eliminar obstáculos burocráticos e, assim, estimular empregadores a contribuírem com o FGTS de seus empregados. De acordo com ele, a iniciativa é fruto de uma sugestão de um empregador que, diante dos entraves, preferiu abrir uma caderneta de poupança para sua empregada doméstica em vez de recolher o FGTS.
Como foi aprovada por meio de substitutivo apresentado pelo relator, senador Casildo Maldaner (PMDB-SC), a matéria será examinada pela comissão em turno suplementar antes de seguir para a Câmara dos Deputados.
Iara Farias Borges e Raissa Abreu / Agência Senado
Para ver a íntegra do que foi discutido na comissão, clique aqui.
17/08/2011
Agência Senado
Artigos Relacionados
Prazo para empregador doméstico recolher sobre o 13° termina nesta terça (20)
Tourinho quer liberar empregador de multa sobre o FGTS em caso de demissão de doméstico
Vídeo | Doméstico demitido por crime contra família do empregador não terá direito à indenização do FGTS, diz Jucá
Empregador poderá deduzir do IR despesa com plano de saúde para trabalhador doméstico
Parcela da receita de contribuições sociais poderá ser destinada à educação básica
Ipesp: Servidor licenciado deve recolher suas contribuições