Empresas de remédio devem vender medicamentos originais à Indústria de genéricos
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), publicou no Diário Oficial da União (DOU) da última terça-feira (19), a resolução que prevê a obrigatoriedade das empresas de remédios de referência a vender exemplares dos medicamentos aos laboratórios interessados em fabricar genéricos ou similares dos produtos.
O objetivo da medida é facilitar o acesso da indústria de genéricos aos medicamentos originais que não estão nas prateleiras das farmácias, como os usados apenas em hospitais ou distribuídos por programas do governo, e agilizar a entrada de novos genéricos no mercado.
As empresas farmacêuticas de genéricos precisam do remédio original para fazer testes de bioequivalência - que comprovam a segurança e eficácia da cópia e, com isso, conseguir o registro da Anvisa para o genérico. No entanto, alguns laboratórios reclamavam da demora, de até seis meses, para conseguir as amostras.
De acordo com o texto, o laboratório interessado deverá pagar pelas amostras. Quem não conseguir o exemplar deve comunicar à Anvisa. A partir daí, a Agência reguladora poderá notificar o fabricante do remédio original para que venda o produto no prazo máximo de dois meses.
Leia mais:
Venda de genéricos cresce 23,5% no primeiro trimestre de 2011 no Brasil
Medicamentos genéricos dão acesso a tratamentos com custo menor
Fonte:
21/06/2012 15:34
Artigos Relacionados
Empresas que detém registro de medicamentos devem se cadastrar na Casa da Moeda
Procon: medicamentos genéricos são 54,58% mais baratos
Patrocínio elogia política dos medicamentos genéricos
SERRA EXPLICA NA CAE IMPORTAÇÃO DE MEDICAMENTOS GENÉRICOS
Medicamentos genéricos também poderão ter uso veterinário
Farmácias poderão vender medicamentos a granel