Empresas têm até 30 dias para quitar débitos e ter direito a contratos com governo



As empresas interessadas em fazer qualquer tipo de contrato com a administração pública em todos os níveis terão de apresentar a Certidão Negativa de Débitos Trabalhistas (CNDT). A norma, que passa a valer com a entrada em vigor da Lei 12.440/11, na quarta-feira (4), estabelece que os empresários têm até 30 dias para quitar débitos ou contestar dívidas na Justiça do Trabalho.

A norma exige das empresas que quiserem participar de licitação ou contratar com a Administração Pública a apresentação da CNDT, comprovando o cumprimento de decisões judiciais na esfera trabalhista. Além de prestigiar as empresas que estão em dia com os direitos trabalhistas, a lei garante efetividade ao cumprimento de decisões judiciais em favor dos trabalhadores. A emissão da certidão será realizada gratuitamente pela Justiça do Trabalho dos estados.

Segundo o Ministério da Justiça, a Secretaria de Reforma do Judiciário vem acompanhando, no âmbito normativo, o II Pacto Republicano de Estado por um Sistema de Justiça mais acessível, ágil e efetivo, um dos eixos prioritários da instituição. Desde a assinatura do pacto por representantes dos três Poderes, em 2009, cerca de 20 leis já foram aprovadas, entre elas a que instituiu a CNDT (Lei 12.440/11).

 

Fonte:
Ministério da Justiça



05/01/2012 11:34


Artigos Relacionados


Contribuinte poderá usar saldo a restituir do IR para quitar débitos com a Receita Federal

Saldo da restituição do IR poderá quitar débitos tributários

Empresas de transporte de passageiros precisam quitar multas para renovar certificado, diz AGU

Governo líbio manterá contratos de empresas brasileiras, informa embaixador

Senado vota projeto que dá às pessoas físicas direito de usar restituição do IR para compensar débitos tributários

Empresas têm até 29 de julho para fazer a consolidação dos débitos do Refis da Crise