Encontro de Sarney e Lula caracteriza quebra de decoro parlamentar, diz Cristovam Buarque
Em pronunciamento nesta segunda-feira (6), o senador Cristovam Buarque (PDT-DF) disse que o presidente do Senado, José Sarney, pode ser enquadrado por quebra de decoro parlamentar. O motivo seria encontro entre Sarney o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, na semana passada, em que teria sido firmado um acordo para garantir a permanência de Sarney à frente da instituição.
Além de criticar a interferência do Executivo em assuntos do Legislativo, Cristovam disse que o encontro entre Sarney e Lula representa a submissão do Senado ao Palácio do Planalto, situação que o senador classificou com sendo mais grave que todas as denúncias que se avolumam contra a Casa desde o início do ano.
- O que ele [Sarney] fez nessa reunião, da qual não ficou foto, foi achincalhar o Senado. Por causa dela, Sarney pode ter ferido o decoro parlamentar. Vou sugerir a idéia a outros senadores, ao meu partido. Faz parte do decoro zelar pela autonomia e independência da Casa - afirmou.
A reunião, disse Cristovam, serviu ainda para corroborar a idéia de que o Legislativo é um Poder hoje dependente e que o Senado, em especial, encontra-se refém do presidente da República e de "seus 82% de popularidade", em um cenário político que envolve a sucessão presidencial de 2010.
- O Senado virou uma entidade subsidiária do Palácio do Planalto. Viramos um ministério a mais do governo do presidente Lula. O presidente do Senado hoje se mantém no cargo que ele conquistou eleitoralmente graças ao aval do presidente Lula. Isso é um suicídio da instituição - afirmou.
06/07/2009
Agência Senado
Artigos Relacionados
Roberto Freire diz que houve quebra de decoro parlamentar
Conselho de Ética vai apurar possível quebra de decoro parlamentar
CCJ discute regras para afastamento de senadores acusados de quebra de decoro parlamentar
PARA DUTRA RELATÓRIO PODE SUBSIDIAR PROCESSO POR QUEBRA DE DECORO PARLAMENTAR
Jefferson Péres afirma que existem indícios de quebra de decoro parlamentar por parte de Renan
Jader baixa atos para apurar violação do painel de votação e quebra de decoro parlamentar