Encontro no Nordeste propõe políticas públicas para região do semiárido
Elaborar um documento com propostas de políticas públicas para a região para ser apresentado na Segunda Conferência Internacional sobre Clima, Sustentabilidade e Desenvolvimento Sustentável em Regiões Semiáridas (Icid 2010), em agosto, em Fortaleza (CE). Este foi o principal objetivo do Encontro Regional Nordeste, realizado em Recife.
Durante o Encontro Regional Nordeste, realizado de 13 a 16 de junho, depois de palestras e discussões de temas, foram elaboradas as recomendações a serem consolidadas no Icid 2010. A participação é aberta a todo o Brasil, mas 11 Estados estão diretamente envolvidos: os nove do Nordeste (Bahia, Sergipe, Alagoas, Pernambuco, Paraíba, Rio Grande do Norte, Ceará, Piauí e Maranhão), mais Minas Gerais e Espírito Santo.
Nos últimos três meses, houve reuniões preparatórias em Picos (PI), Juazeiro do Norte (CE), Sousa (PB), Mossoró (RN) e Feira de Santana (BA). Os eventos preparatórios servem para aprofundar os conhecimentos sobre as necessidades locais de convivência com o semiárido. A intenção é dar agilidade ao processo para atingir os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio, da Organização das Nações Unidas (ONU).
Todas as propostas das reuniões preparatórias e do Encontro Regional Nordeste vão ser discutidas e avaliadas no Icid 2010. Outros países, que têm caraterísticas semelhantes ao Brasil quanto à desertificação, também estão preparando documento para a Conferência Internacional sobre o Clima.
A pretensão é atualizar e compartilhar experiências e conhecimentos em assuntos referentes às regiões semiáridas e áridas nos últimos 20 anos. Aqui, entram a variabilidade e as mudanças climáticas e ambientais, vulnerabilidade, impactos econômicos, sociais e ambientais e resposta de adaptação e desenvolvimento sustentável.
O Icid ainda tem na pauta a exploração das ações coordenadas das três convenções ambientais da Rio 92, sobre clima, biodiversidade e combate à desertificação das regiões semiáridas. Além disso, gerar informações e recomendações de apoio a processos políticos locais, nacionais e globais, com o objetivos de dar subsídios a governos, instituições e sociedade civil na busca da sustentabilidade das regiões semiáridas.
Fonte:
Ministério do Meio Ambiente
23/06/2010 15:51
Artigos Relacionados
Governo anuncia políticas públicas para Semiárido
Lídice da Mata analisa políticas públicas para o combate à pobreza no semiárido nordestino
Semiárido ganha novas políticas públicas de irrigação
Semiárido precisa de políticas públicas específicas, diz professor
Lídice da Mata defende políticas públicas diferenciadas para o Nordeste
Encontro debate políticas públicas para os idosos