Ensino fundamental desenvolve a capacidade de aprendizado de crianças
O ensino fundamental é obrigatório para crianças e jovens com idade entre 6 e 14 anos. Essa etapa da educação básica deve desenvolver a capacidade de aprendizado do aluno, por meio do domínio da leitura, escrita e do cálculo. Após a conclusão do ciclo, o aluno deve ser também capaz de compreender o ambiente natural e social, o sistema político, a tecnologia, as artes e os valores básicos da sociedade e da família.
Desde 2005, a lei nº 11.114 determinou a duração de nove anos para o ensino fundamental. Desta forma, a criança entra na escola aos 6 anos de idade, e não mais aos 7, e conclui aos 14 anos, ou seja, no 9º ano.
A lei garante a todas as crianças tempo mais longo de convívio escolar e mais oportunidades de aprender. A ampliação do ensino fundamental começou a ser discutida no Brasil em 2004, mas o programa só teve início em algumas regiões em 2005.
Provinha Brasil
Para garantir a alfabetização de todas as crianças até 8 anos, o ensino fundamental conta com a Provinha Brasil. O exame permite avaliar as habilidades relativas ao processo de alfabetização dos alunos e ajuda a evitar que as crianças cheguem à quarta série do ensino fundamental sem dominar a leitura e a escrita.
Fontes:
Lei n. 9.394/1996
Inep
30/08/2013 17:03
Artigos Relacionados
Pobreza dificulta aprendizado das crianças, diz secretária de Ensino Básico do MEC
Governo do Estado desenvolve programa de educação ambiental em escolas de ensino fundamental
Feira leva informação a crianças do ensino fundamental do Pará
Caixa promove campanha para incentivar crianças do ensino fundamental a pouparem
Ministério Público quer permitir crianças com menos de seis anos no ensino fundamental
MEC recorre da decisão que permite ingresso de crianças menores de seis anos no ensino fundamental