Ensino médio nas penitenciárias está na pauta da CE



A Comissão de Educação (CE) realizará reunião extraordinária, na terça-feira (4), para deliberar sobre uma pauta de 21 itens, entre eles os projetos de lei da Câmara (PLC 95/2002) e do Senado (PLS 164/2007), que tramitam em conjunto. O primeiro modifica a Lei de Execução Penal (7.210/84) para instituir o ensino médio nas penitenciárias; e o segundo introduz, na mesma legislação, a figura da remição da pena pelo estudo.

A relatora da proposição da Câmara na CE, senadora Maria do Carmo Alves (DEM-SE), apresentou substitutivo à proposição inicial, optando pela prejudicialidade do projeto do Senado.

De acordo com o projeto da Câmara, que tramita em caráter não-terminativo, o ensino médio, regular ou supletivo, com formação geral ou educação profissional em nível médio, será implantado nos presídios em obediência ao preceito constitucional de universalização. O ensino penitenciário será integrado ao sistema estadual e municipal e mantido financeiramente pela União, determina ainda a proposta.

Também deverá ser apreciado o projeto do senador Cristovam Buarque (PDT-DF) que cria programa de avaliação seriada anual nos processos seletivos das universidades públicas. A matéria tramita em caráter terminativo e tem como relator o senador Geraldo Mesquita Júnior (PMDB-AC), que apresentou voto favorável à aprovação.

Outra matéria tramitando em caráter não-terminativo que deverá ser discutida pela CE é o projeto do Senado (PLS 30/2004), de autoria do então senador Leonel Pavan, que regulamenta o exercício da profissão de publicitário. A proposta foi relatada favoravelmente pelo senador Marcelo Crivella (PRB-RJ).



30/11/2007

Agência Senado


Artigos Relacionados


Educação examina ensino médio nas penitenciárias

Projeto institui o ensino médio nas penitenciárias

Comissão de Educação examina ensino médio nas penitenciárias

Programa educacional que une ensino médio ao ensino técnico está com 20 mil vagas

Guia do livro didático para o ensino médio já está disponível

Projeto que inclui no Prouni alunos com bolsa parcial no Ensino Médio está pronto para votação