Entendimento teria sido melhor para o país, diz Valter Pereira



O senador Valter Pereira (PMDB-MS) disse nesta quinta-feira (13) que não tem motivos para lamentar o fim da cobrança da Contribuição Provisória sobre a Movimentação Financeira ( CPMF ), mas que um entendimento político entre governo e oposição sobre a matéria teria sido melhor para o país.

O senador cobrou uma proposta de reforma tributária do governo e lamentou que o confronto político tenha prevalecido no lugar do entendimento entre os líderes partidários. Ele ressaltou que o corte de R$ 40 bilhões, recursos que seriam gerados pela cobrança da CPMF, exigirá competência da administração pública, que será obrigada a atuar na reprogramação dos gastos.

- Qualquer entendimento exige transigência, impõe concessões e foi aí que as conversas fracassaram. O que mais faltou foi disposição para mudar, o que mais se questionou foi o tamanho da carga tributária. O governo não atendeu ao apelo do Senado e da própria base governista para apresentar um projeto de reforma tributária - assinalou.

Valter Pereira acha que somente uma "carga tributária civilizada" poderá liberar as forças produtivas para promover o desenvolvimento econômico do Brasil e levá-lo ao patamar dos países mais civilizados. O senador admitiu ainda que a rejeição da CPMF provocará um impacto nas contas publicas e que o corte vai se refletir na prestação de serviços, na construção de obras e na oferta de programas sociais.

- Não é hora de comemorar vitória e muito menos de lamentar derrota. Ninguém aqui ganhou, a não ser as instituições. Ficou muito claro em todo o entrevero que existe aqui um Senado de cabeça erguida, uma bancada que luta em defesa do governo, mas que sabe que é preciso negociar, e uma oposição competente, forte, que precisa ser respeitada - afirmou.



13/12/2007

Agência Senado


Artigos Relacionados


Entendimento político teria sido melhor para o país, diz Valter Pereira

País vive onda de 'judicialização', diz Valter Pereira no Rio

Valter Pereira destaca papel da Constituinte na redemocratização do país

Valter Pereira proporá à CMA que examine tarifas públicas do país

Valter Pereira garante que país pode aumentar oferta de alimentos e reduzir importação do trigo

Valter Pereira afirma que caso Arruda reflete crise ética que se espalha por todo o país