Valter Pereira proporá à CMA que examine tarifas públicas do país
Valter Pereira explicou que teve a idéia após a repercussão causada por pronunciamento que fez na sexta-feira passada (30), da tribuna do Plenário, denunciando que a Enersul, além de cobrar a tarifa de energia elétrica mais cara do país, estava pleiteando um reajuste de 21%. O senador disse que, após seu discurso, recebeu e-mails de consumidores de vários estados relatando situações parecidas.
- De repente, o protesto do Mato Grosso do Sul não pode mais ser visto de forma isolada. Outros consumidores estão sofrendo pelo país afora e esperam que o Congresso tome uma posição para socorrê-los em face da ganância de empresários, que entenderam que o processo de privatização visava atender tão somente aos interesses dos estados, da União e das próprias empresas - afirmou Valter Pereira.
No caso da Enersul, informou Valter Pereira, a Aneel concedeu um reajuste de 2,58% para os consumidores residenciais que utilizam baixa tensão e de 3,46% para a energia de alta tensão oferecida às empresas. Ele relatou que esse menor aumento só foi possível devido à mobilização da classe política do estado, que reuniu-se com a diretoria da Aneel no último dia 28. Estiveram presentes o governador André Puccinelli, deputados federais e estaduais, os três senadores, além de secretários do estado.03/04/2007
Agência Senado
Artigos Relacionados
País vive onda de 'judicialização', diz Valter Pereira no Rio
Valter Pereira destaca papel da Constituinte na redemocratização do país
Entendimento teria sido melhor para o país, diz Valter Pereira
Entendimento político teria sido melhor para o país, diz Valter Pereira
Valter Pereira garante que país pode aumentar oferta de alimentos e reduzir importação do trigo
Valter Pereira afirma que caso Arruda reflete crise ética que se espalha por todo o país