ERNANDES AMORIM APONTA IMPUNIDADE DO GOVERNADOR



O senador Ernandes Amorim (PPB-RO) afirmou hoje (dia 17) que, apesar de o governador de Rondônia ser um corrupto, nada se apura naquele estado para coibir sua ação. Ele disse esperar que a Comissão de Fiscalização e Controle do Senado, que irá ao estado, apure "os desatinos de um governador compromissado apenas com a mentira e a corrupção".

Conforme o parlamentar, Rondônia está gastando uma fortuna com propaganda enganosa, mostrando ao povo obras do governo federal como se fossem realizações do governo estadual e "chegando ao cúmulo da desfaçatez de incluir obras da iniciativa privada como sua realização". Como exemplo, o senador citou o terminal graneleiro de Porto Velho, construído pela empresa Hermesa.

Na opinião de Ernandes Amorim, o governador instalou-se no Palácio Getúlio Vargas "apenas com um propósito - o saque e a pilhagem dos cofres públicos". O senador afirmou que "o governador e sua equipe roubam tudo, da merenda escolar às verbas para campanhas educativas".

Ele lastimou que o governo de Rondônia continue recebendo recursos do governo federal, mesmo sem aplicá-los conforme a destinação. Disse também que o povo rondoniense escreve, envia faxes e telegramas, sempre cobrando uma ação enérgica do Senado, o qual "não pode se omitir diante do quadro de corrupção instalado no governo estadual".

Conforme Ernandes Amorim, o governador rondoniense nem sequer respeita os dispositivos constitucionais que fixam os percentuais de gastos. Ele mencionou relatório do Tribunal de Contas daquele estado, onde se constata que foram mínimos os percentuais aplicados em educação, saúde e agricultura, apesar de esses estarem entre os problemas mais graves do estado.



17/03/1998

Agência Senado


Artigos Relacionados


ERNANDES AMORIM APONTA VÍCIO NA PRIVATIZAÇÃO DE ESTATAL ELÉTRICA

ERNANDES AMORIM APONTA DESMONTE DO ESTADO E COBRA PLANO DE METAS

ERNANDES AMORIM DIZ SER INOCENTE DE ACUSAÇÕES

ERNANDES AMORIM CRITICA REELEIÇÃO

ERNANDES AMORIM EXPLICA CASO BERON

ERNANDES AMORIM DESTACA CRESCIMENTO DA AGRICULTURA