ERNANDES AMORIM SUGERE PROER PARA PESSOAS FÍSICAS



O senador Ernandes Amorim (PPB-RO) apresentou hoje (dia 12) dois projetos de lei autorizando o Poder Executivo a renegociar as dívidas das empresas e das pessoas físicas em débito com o sistema financeiro público federal. Como justificativa, disse que está tentando resguardar o conjunto da economia nacional de uma retração que seria desastrosa para o país, "destruindo grande parte de seu capital produtivo".

Mencionando o projeto referente às empresas, ele disse que a iniciativa estabelece critérios e parâmetros para que elas possam se beneficiar da renegociação de suas dívidas, mas evita que ocorram exageros e arbitrariedades no processo de renegociação. Disse também que essa repactuação dos contratos de dívida busca somente garantir o valor real do poder de compra da moeda.

Na defesa do projeto que contempla as pessoas físicas, o senador disse que pretende resguardar o interesse de toda a sociedade em manter a estabilidade econômica e política do país. "Se houve o Proer para os bancos, é preciso beneficiar outros segmentos da sociedade", disse também o senador. Para as pessoas físicas, ele pede a renegociação da dívida por cinco anos, com carência de dois anos e juros de 12% ao ano. Para as empresas, ele quer a prorrogação do financiamento por oito anos, com carência de quatro anos e taxa de juros também de 12% ao ano.



12/02/1998

Agência Senado


Artigos Relacionados


ERNANDES AMORIM SUGERE QUE CPI INVESTIGUE QUEM REPASSOU RECURSOS PARA OBRAS

ERNANDES AMORIM SUGERE MODIFICAÇÃO NA FORMA DE ESCOLHA DOS RELATORES

ERNANDES AMORIM PEDE INCENTIVOS PARA AGROPECUÁRIA

ERNANDES AMORIM QUESTIONA RECURSOS PARA A CERON

ERNANDES AMORIM QUER EXPLICAÇÕES DO BC PARA DÍVIDA DO BERON

ERNANDES AMORIM PEDE URGÊNCIA PARA REFORMA TRIBUTÁRIA