Espaço para dramaturgia nacional na TV será tema de audiência



A necessidade de se assegurar mais espaço à dramaturgia brasileira nas emissoras de televisão, como forma de valorizar os artistas nacionais, expandir a produção e bloquear a invasão de -enlatados- estrangeiros, principalmente as novelas, será discutida pela Comissão de Educação (CE), em data ainda a ser marcada. A decisão foi tomada pela comissão nesta terça-feira (12).

Entre os convidados para a audiência estão a atriz Fernanda Montenegro, o autor de novelas Lauro César Muniz, o cineasta Roberto Farias, o presidente da Associação de Roteiristas de Televisão, Cinema e Outras Mídias, Marcílio Moraes, e os seguintes representantes do Sindicato dos Artistas: Geraldo Carneiro Júnior, Sérgio Marques, Sandra Louzada, Ítala Nandi, Tiago Santiago, Lavínia Vlasak e Stepan Nercessian.

Para o senador Hélio Costa (PMDB-MG), autor do requerimento, a cada ano que passa a dramaturgia tem menos espaço na programação, o que representa, conforme observou, um grave risco o setor.

Hélio Costa salientou que, com raras exceções, como é o caso da Rede Globo, a maioria dos canais de televisão brasileiros limita-se a transmitir filmes e -enlatados-, em sua maioria produzidos nos Estados Unidos. Ele disse que até as telenovelas, -ícones da cultura nacional-, estão sendo ameaçadas pela importação de produções estrangeiras, notadamente as mexicanas, o que considera um absurdo.



12/08/2003

Agência Senado


Artigos Relacionados


Programa de satélite nacional será tema de audiência na CRE

Nova regra para fretamento de embarcações será tema de audiência

Oportunidades iguais para mulheres no ambiente de trabalho será tema de audiência

Autismo será tema de audiência pública na CDH

'Crack' será tema de audiência pública

Transplante de órgãos será tema de audiência da CAS