Oportunidades iguais para mulheres no ambiente de trabalho será tema de audiência
Proposta em tramitação no Senado que estabelece medidas de proteção à mulher e garantia de iguais oportunidades de acesso, permanência e remuneração nas relações de trabalho no âmbito rural e urbano será discutida em audiência pública na Comissão de Agricultura e Reforma Agrária (CRA).
A realização do debate foi aprovada nesta quinta-feira (2) em reunião da Comissão. Segundo a autora do requerimento para a realização do debate, senadora Gleisi Hoffmann (PT-PR), a discussão é necessária, pois embora as mulheres já estejam ocupando os mesmos postos de trabalho antes destinados somente a homens, ainda ganham, para desempenhar as mesmas atividades, cerca de 30% a menos que eles.
- Infelizmente, essa remuneração não corresponde ao grau de trabalho e esforço que essas mulheres desempenham. É preciso fazer uma reflexão produtiva sobre essa realidade da sociedade brasileira, para que possamos mudar as relações de trabalho tanto na área rural como nas cidades- afirmou a senadora pelo Paraná.
Segundo argumentou Gleisi, as mulheres, na cidade, enfrentam uma dupla jornada de trabalho, pois arcam também com a responsabilidade do cuidar da casa. Já na área rural, disse, a jornada é tripla, pois compreende, além da área profissional e o lar, como mães e esposas, também suas próprias hortas, em casa.
- A mulher carrega consigo essa responsabilidade de cuidar também dos filhos, da família e de suas hortas domésticas. Precisamos trazer essa realidade para o debate - argumentou Gleisi.
Para o presidente da CRA, senador Acir Gurgacz (PDT-RO), o objetivo do debate é valorizar a mão de obra feminina, que tem "crescido a cada dia".
Para ver a íntegra do que foi discutido na comissão, clique aqui.
02/06/2011
Agência Senado
Artigos Relacionados
Projeto que garante às mulheres condições de trabalho iguais às do homem poderá ser mais debatido
Espaço para dramaturgia nacional na TV será tema de audiência
Mulheres no mercado de trabalho é tema do programa Brasileiras deste mês
Ministra será convidada para audiência na Subcomissão do Meio Ambiente
Nova regra para fretamento de embarcações será tema de audiência
Valadares diz que a virtude da lei está em mostrar que homens e mulheres têm direitos iguais