Estados e municípios poderão constituir consórcios



Estados, municípios e o Distrito Federal poderão constituir consórcios destinados a implementar políticas de desenvolvimento, com destaque para a realização de serviços públicos, atividades e obras de interesse comum. É o que determina projeto do senador Geraldo Althoff (PFL-SC), já aprovado em decisão terminativa pela Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) e que, atualmente, se encontra na Comissão de Trabalho, Administração e Serviço Público da Câmara, aguardando votação.

A relatora do projeto na CCJ, senadora Maria do Carmo Alves (PFL-SE), considerou a formação de consórcios benéfica para o desenvolvimento regional, lembrando que a união entre estados e municípios poderá reduzir custos na aquisição e produção de bens e serviços. Ela salientou ainda que os consórcios trarão vantagens para a formação de recursos humanos.

A senadora salientou que iniciativas intergovernamentais, como a sugerida, poderão ser responsáveis pela preservação do patrimônio turístico comum entre estados e municípios. Ela acha também que os consórcios passariam a ser instrumentos fundamentais para a solução de problemas administrativos enfrentados por regiões metropolitanas.

Para o autor do projeto, senador Geraldo Althoff, os consórcios públicos têm como objetivo principal otimizar o uso de recursos e buscar maior eficiência e racionalidade administrativa.



17/07/2002

Agência Senado


Artigos Relacionados


Municípios poderão constituir brigadas voluntárias de incêndio

Municípios poderão participar de consórcios, anuncia ministro

Senado começa a votar MP que permite à Eletrobrás constituir consórcios empresariais

CCJ ANALISA PROPOSTA DE DISCIPLINAMENTO DE CONSÓRCIOS ENTRE ESTADOS E MUNICÍPIOS

Estados e municípios poderão administrar aeroportos

ESTADOS E MUNICÍPIOS PODERÃO FAZER EXTRAÇÃO MINERAL