Estados produtores debatem repartição de recursos do petróleo



Os governadores do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral, do Espírito Santo, Renato Casagrande, e de São Paulo, Geraldo Alckmin, debatem neste momento com os senadores propostas de partilha dos recursos do petróleo no país.

A audiência pública faz parte de ciclo de palestras sobre o tema promovido pelas comissões de Assuntos Econômicos (CAE), Serviços de Infraestrutura (CI) e Desenvolvimento Regional e Turismo (CDR).

No final do ano passado, o então presidente Luiz Inácio Lula da Silva vetou a chamada Emenda Ibsen, que divide igualmente os recursos do petróleo entre estados produtores.

Deputados e senadores dos estados não produtores vêm defendendo desde então a derrubada do veto presidencial pelo Congresso Nacional. Conforme anunciou o presidente do Senado, José Sarney, o veto deve ser examinado no dia 15 de setembro.

Durante audiência realizada na semana passada, o presidente da Petrobras, José Sérgio Gabrielli, alertou que a derrubada, pelo Congresso Nacional, do veto do ex-presidente Lula à Emenda Ibsen provocará diversas ações na Justiça, tanto dos estados produtores quanto das empresas concessionárias de exploração de petróleo.

O ministro de Minas e Energia, Edison Lobão, também disse temer que, caso o veto caia, a União recorra ao Supremo Tribunal Federal (STF) para decidir a questão. Nesse caso, segundo o ministro, a decisão do STF seria imprevisível, podendo criar um impasse jurídico.

Mais informações a seguir



31/08/2011

Agência Senado


Artigos Relacionados


PECs pretendem garantir recursos de ICMS a estados produtores de petróleo e energia elétrica

Veto divide os senadores de estados produtores e não produtores de petróleo

Magno Malta volta a defender estados produtores de petróleo

CCJ adia votação de projeto que beneficia estados produtores de petróleo

CCJ analisa proposta que poderá beneficiar estados produtores de petróleo

PEC prevê que estados produtores de petróleo e energia elétrica cobrem ICMS