ESTEVÃO QUER QUE CIRURGIA DE GASTRECTOMIA SEJA FEITA PELO SUS



O senador Luiz Estevão (PMDB-DF) apresentou projeto de lei que obriga o Sistema Único de Saúde (SUS), através de sua rede de unidades públicas ou conveniadas, a realizar a cirurgia gastrectomia parcial - retirada de parte do estômago - nos portadores de obesidade mórbida que necessitarem desse tipo de intervenção.
Luiz Estevão citou dados do jornal Washington Post, segundo os quais 31% dos adultos no Brasil têm peso acima do ideal. Ele observou que, se não forem adotadas medidas preventivas, certamente haverá sobrecarga de atendimento desse tipo de problema na rede pública de saúde. "Técnicas modernas de gestão de assistência e saúde pública demonstram que é muito mais econômica e, sob o ponto de vista social, mais justa a adoção de medidas de caráter preventivo", explicou.
O senador pelo Distrito Federal observou, ainda, que a legislação brasileira já contempla casos de obrigatoriedade de cirurgias específicas em casos onde, tradicionalmente, o poder público não vem atuando. O projeto foi encaminhado à Comissão de Assuntos Sociais para análise em caráter terminativo.

01/10/1999

Agência Senado


Artigos Relacionados


Althoff quer evitar que consumidor seja lesado pelo incorporador

JEFFERSON QUER QUE ALÍQUOTA DE IMPORTAÇÃO SEJA APROVADA PELO SENADO

Cirurgia plástica de mama poderá ser feita logo após retirada de tumor

Cabral deseja que cirurgia de Ronaldo Cunha Lima seja bem-sucedida

Simon propõe que reforma tributária seja feita nos meses de janeiro e fevereiro

Discagem para polícia poderá ser feita pelo 190, 112 e 911