Estímulo à modernização de iluminação pública recebe parecer favorável da CAE



Os senadores da Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) aprovaram, por unanimidade, em reunião nesta terça-feira (4), parecer favorável, sob a forma de substitutivo do senador Delcidio Amaral (PT-MS), ao projeto de resolução nº 43/2001, do senador Paulo Paim (PT-RS), segundo o qual as operações de crédito contratadas pelos estados, pelo Distrito Federal e pelos municípios no âmbito do Programa Nacional de Iluminação Pública Eficiente - Reluz - não contarão para o limite de endividamento desses entes.

O relator explicou que o projeto de Paim, que não equipara essas ações às operações de crédito, vai permitir o financiamento de medidas de conservação de energia da rede nacional de iluminação pública, -gerando ganhos de eficiência e conseqüente redução nas despesas dos municípios-. Na sua opinião, a proposta vai também, se aprovada pelo Plenário do Senado - onde tramita em regime de urgência - regularizar o financiamento da compra de luminárias pelos municípios.

O projeto também prevê a possibilidade, observou Delcidio, de os entes que realizaram operações de crédito sem autorização prévia do Ministério da Fazenda regularizarem sua situação. Já as operações de créditos ainda não contratadas, advertiu, e que se pretende sejam excluídas dos limites, deverão ser submetidas ao exame daquele ministério.

Ao apoiar a aprovação da matéria, o senador Rodolpho Tourinho (PFL-BA) defendeu a ampliação dos recursos da Eletrobrás para esse tipo de financiamento e até mesmo a alocação direta de recursos para esse fim. Também o senador César Borges (PFL-BA) congratulou-se com o substitutivo elaborado por Delcidio Amaral pois, em sua opinião, a medida vai auxiliar principalmente os municípios endividados.

Ainda os senadores Antero Paes de Barros (PSDB-MT), Ana Júlia (PT-PA) e o líder do governo, senador Aloizio Mercadante (PT-SP), elogiaram a iniciativa de Paim. Mercadante destacou que a medida prestigia o contribuinte e está coerente com a intenção do governo de tornar universal o fornecimento de serviços de energia elétrica à população.

Financiamento

Outra matéria do senador Paulo Paim (PT-RS) foi apreciada pela CAE, mas não foi aprovada. Trata-se do projeto n º 55/2003 que pretende redirecionar os recursos captados em depósitos de poupança para operações de financiamento habitacional. O relator da proposta, senador Tasso Jereissati (PSDB-CE), ofereceu voto contrário à proposta de Paim, o que foi acatado pela comissão. O senador Paulo Octávio (PFL-DF) apresentou voto em separado em que recomendou a aprovação da matéria, alegando desvirtuamento dos recursos da poupança. O voto também não foi aceito pelos senadores e Paulo Octávio pediu que a matéria seja apreciada pelo Plenário.



04/11/2003

Agência Senado


Artigos Relacionados


Zambiasi recebe parecer favorável à CPI da Segurança Pública

CCJ é favorável à PEC que permite cobrança de taxa de iluminação pública pelos municípios

Indicado ao BC recebe parecer favorável da CAE

Indicação para ANS recebe parecer favorável da CAS

Estatuto do Idoso recebe parecer favorável da CCJ

Projeto de regularização de sacoleiros recebe parecer favorável