Estrangeiros poderão participar de eleições



Por iniciativa do senador Álvaro Dias (PDT-PR), o Senado Federal deve voltar a se pronunciar sobre a possibilidade de participação de estrangeiros em eleições municipais do país. Embora proposta de emenda à Constituição (PEC) com teor idêntico tenha sido rejeitada pelo Senado em 1999, Álvaro Dias decidiu reapresentá-la pela significativa votação obtida à época. No momento, a matéria aguarda inclusão na Ordem do Dia para ser votada no Plenário do Senado.

Essa proposição pretende facultar aos estrangeiros domiciliados no Brasil a participação em eleições municipais, tanto na condição de eleitores quanto de candidatos ao cargo de vereador. Além de encontrar respaldo nas normas jurídicas em vigor, a proposta estaria fundamentada, segundo observa seu autor, "nas melhores tradições do nosso povo"."É hora, pois, de dar um fim a essa discriminação negativa, afastando a assimetria existente no fato de se exigir dos estrangeiros respeito à legislação dos países anfitriões sem lhes dar, em contrapartida, alguns direitos políticos fundamentais inerentes à pessoa humana", afirma Álvaro Dias na justificativa à PEC.

Ao ser submetida a análise na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ), a proposta recebeu parecer pela aprovação, já lido em Plenário, do senador Antonio Carlos Júnior (PFL-BA). O relator avaliou a medida como "oportuna e conveniente", considerando ainda "justo" que os estrangeiros que optaram por viver no Brasil tenham o direito de participar do processo eleitoral e influenciar, assim, decisões políticas que, de uma forma ou de outra, irão produzir efeitos em suas vidas.



25/10/2002

Agência Senado


Artigos Relacionados


APOSENTADOS DE ESTATAIS PODERÃO PARTICIPAR DE PRIVATIZAÇÃO

Instituições de ensino irregulares não poderão participar do Prouni

Municípios poderão participar de consórcios, anuncia ministro

Movimentos sociais poderão participar de debates no Parlamento

Integrantes de Pontos de Cultura poderão participar de curso de audiovisual

Pessoas físicas poderão participar de leilões eletrônicos de mercadorias apreendidas