Estudo faz avaliação nutricional de crianças quilombolas no Pará e Amapá
Crianças de até 5 anos de idade moradoras das 102 comunidades quilombolas do Pará e Amapá estão sendo pesadas e medidas por pesquisadores do Núcleo de Pesquisa, Informação e Políticas Públicas da Universidade Federal Fluminense (Datauff). A instituição, vai coletar dados da pesquisa de avaliação nutricional.
O estudo, conduzido pelo Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome ( MDS), em parceria com a Secretaria Especial de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (Seppir), tem como objetivo analisar o perfil nutricional de crianças menores de 5 anos de idade, além de avaliar a situação socioeconômica das famílias.
Quatro meses após o início da coleta de dados em campo, as equipes da Pesquisa de Avaliação da Situação de Segurança Alimentar e Nutricional em Comunidades Quilombolas Tituladas já visitaram 12 estados. Agora, os pesquisadores estão aplicando questionários nos estados do Pará e Amapá. Lá estão 102 dos 173 territórios que serão mapeados.
“A fase de campo é o centro da pesquisa. A partir dos questionários, teremos um retrato detalhado da situação das famílias quilombolas que residem em territórios titulados, da sua situação alimentar e nutricional, do acesso a bens e equipamentos públicos e da cobertura dos programas e políticas sociais”, explica a diretora de Avaliação do MDS, Júnia Quiroga.
Após a conclusão das visitas de campo, a pesquisa entrará na fase de análise dos dados. Até o final de 2011 será possível obter números gerais, porém os resultados detalhados só serão conhecidos em 2012.
Fonte:
Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome
03/08/2011 16:30
Artigos Relacionados
Unicamp: Crianças com paralisia cerebral recebem avaliação nutricional de pesquisadora
Unicamp: Crianças com paralisia cerebral recebem avaliação nutricional de pesquisadora
Pesquisa de Avaliação Nutricional Quilombola chega à região Centro-Oeste
Estudo vai traçar o perfil nutricional de alunos da rede estadual de ensino
Estudo: Metrô faz pesquisa de avaliação dos benefícios futuros da Linha 4-Amarela
Estudo: Metrô faz pesquisa de avaliação dos benefícios futuros da Linha 4-Amarela