Eunício Oliveira defende votação de novos critérios do FPE até o fim do ano



VEJA MAIS

O senador Eunício Oliveira (PMDB-CE) alertou, nesta terça-feira (20), para a necessidade de os parlamentares definirem novas regras de distribuição dos recursos do Fundo de Participação dos Estados (FPE) até 31 de dezembro deste ano.

Ele lembrou que, ainda em 2010, o Supremo Tribunal Federal (STF) considerou o atual critério de rateio inconstitucional e deu quase três anos de prazo para que o Congresso Nacional encontrasse fórmula mais atual.

- O FPE precisa de atualização em consonância com realidade econômica dos estados brasileiros, e isso deve ser feito aqui no Senado, que é a Casa da Federação. Não podemos esperar outra decisão do Supremo. Como fizemos com os royalties do petróleo e com outros temas polêmicos, temos que buscar uma solução – afirmou.

Eunício assinalou que, na ausência de consenso entre as bancadas até o fim deste ano, os estados correrão o risco de ficar sem receber os R$ 55 bilhões que formarão o FPE em 2013.

– A hora da verdade chegará para todos no dia 31 de dezembro, e os estados podem ficar sem receber – lamentou.

Como representante do Ceará e do Nordeste, o senador aproveitou para lembrar que as unidades da Federação mais pobres precisam de mais recursos para que haja mais equilíbrio e menos desigualdades regionais.

O parlamentar reclamou também dos prejuízos dos governos estaduais com as recentes renúncias fiscais concedidas pela União.

– As renuncias fiscais propostas pelo governo provocaram perdas. O Ceará, por exemplo, recebeu em outubro 20% a menos do que no mesmo período do ano passado. Todavia, neste tempo, as despesas não pararam de crescer – reclamou.

Homenagem

Em seu pronunciamento,  Eunício Oliveira também lembrou o Dia Nacional da Consciência Negra, comemorado nesta terça-feira, que remete a "séculos de luta pelo reconhecimento da dignidade e da igualdade de oportunidades dos negros no Brasil".



20/11/2012

Agência Senado


Artigos Relacionados


Eunício Oliveira defende criação de novos tribunais regionais federais

Eunício Oliveira defende renovação da DRU

Eunício Oliveira diz que senadores serão reconhecidos por permitirem votação da MP dos Portos

Eunício Oliveira defende o fortalecimento do Dnocs

Eunício Oliveira defende redistribuição de 'royalties' do petróleo

Eunício Oliveira defende mais recursos para municípios