Eunício Oliveira defende redistribuição de 'royalties' do petróleo




Em discurso nesta terça-feira (24), o senador Eunício Oliveira (PMDB-CE) classificou a redistribuição dos recursos originados da exploração do petróleo como uma medida fundamental para resolver o problema da carência de recursos dos municípios brasileiros. Em sua avaliação, com uma repartição mais justa das riquezas do petróleo, o país teria melhores condições de lutar pela erradicação da miséria e no combate às drogas.

Segundo o senador, o atual sistema de repartição dos royalties destina 92,5% dos recursos à União e aos estados do Rio de Janeiro e do Espírito Santo, restando apenas 7,5 % para os demais 24 estados e o Distrito Federal.

Eunício lamentou o veto do presidente Lula, no texto da Lei 12.351/10, à proposição aprovada no Congresso Nacional que modificava a distribuição dos royalties do petróleo.

- Como conheço bem o presidente [Lula], sei que ele, no fundo, como nordestino e homem de origem humilde que é, gostaria de encontrar uma saída para esta injustiça - disse.

De acordo com Eunício, caso houvesse a derrubada do veto presidencial pelo Congresso, os 184 municípios cearenses receberiam R$ 290 milhões a mais, e o estado do Ceará, R$ 483 milhões. No caso da capital Fortaleza, segundo dados da Confederação Nacional dos Municípios citados pelo senador, o aumento da arrecadação com royalties chegaria a 400%.



24/05/2011

Agência Senado


Artigos Relacionados


Vanessa defende redistribuição dos 'royalties' e recomenda moderação no debate

Dornelles defende manutenção de veto parcial à redistribuição dos royalties

Lindbergh defende veto parcial ao projeto da redistribuição dos 'royalties'

Eunício Oliveira defende renovação da DRU

Eunício Oliveira defende o fortalecimento do Dnocs

Eunício Oliveira defende votação de novos critérios do FPE até o fim do ano