Eunício Oliveira reafirma defesa do municipalismo e de novo pacto federativo




Lembrando que o PMDB traz em seu estatuto a construção de cidades justas socialmente e ecologicamente sustentáveis, o senador Eunício Oliveira (PMDB-CE) reafirmou nesta quinta-feira (17) o seu compromisso "intransigente" com os direitos do povo, em sua demanda por saúde, educação, emprego, cultura e outras reivindicações.

- A causa municipalista é um compromisso antigo do partido. E minha também - afirmou, lembrando que é oriundo do PMDB o presidente da Confederação Nacional dos Municípios, Paulo Ziulkoski.

Eunício observou que durante seus três mandatos de deputado federal, defendeu a bandeira municipalista "com vigor". Agora, como senador, ele prometeu resgatar a pauta de reivindicações do movimento municipalista.

- Nós temos defendido maior autonomia política, administrativa e financeira dos municípios e lamentamos que, após séculos de municipalismo, as cidades ainda dependam das decisões da União e do Estado - observou.

O senador defendeu maior equidade na distribuição do bolo tributário entre as três esferas da federação, bem como maior autonomia dos municípios para legislar sobre temas como a merenda escolar, regulamentada apenas por legislação federal. Eunício também listou a distribuição dos royalties do pré-sal para todos os municípios brasileiros, a aprovação do projeto de regulamentação da Emenda 29 da Saúde e um novo pacto federativo.



17/02/2011

Agência Senado


Artigos Relacionados


Eunício Oliveira: comissão tem dever de buscar equilíbrio no novo Código Penal

Renan Calheiros é o candidato do PMDB à Presidência do Senado. Eunício Oliveira é o novo líder

Eunício Oliveira vai pedir nova prorrogação do calendário de exame do novo Código Penal

Novo líder do PMDB, Eunício Oliveira promete atuar para diminuir desigualdades regionais

MOZARILDO DEFENDE NOVO PACTO FEDERATIVO

BORNHAUSEN QUER NOVO PACTO FEDERATIVO