Eurípedes aplaude encontro de parlamentares negros
O senador Eurípedes Camargo (PT-DF) aplaudiu nesta sexta-feira (28) a iniciativa do Congresso brasileiro de sediar o I Encontro de Parlamentares Negros das Américas e do Caribe, que se realizou, entre os dias 22 e 23, no auditório Nereu Ramos, para debater políticas de promoção de igualdade racial e de procura de oportunidades iguais de educação e trabalho para americanos de todas as raças.
Segundo o senador, os parlamentares aprovaram a Carta de Brasília, em que se comprometem a lutar por uma maior representação dos afro-descendentes no Executivo, no Legislativo e no Judiciário de seus respectivos países. Em especial, eles manifestaram a intenção de lutar pela inclusão das mulheres negras.
O senador citou alguns pontos do documento que ele considerou particularmente relevantes, tais como a necessidade de respeito à religiosidade e tradições culturais dos afro-descendentes, por meio da preservação das religiões de matrizes africanas, bem como de sua cultura específica.
O encontro decidiu, ainda, criar um grupo de trabalho de legisladores negros das Américas e do Caribe para promover e trabalhar na construção de um Parlamento Negro Permanente da região, para que tenham uma participação ativa e diferenciada no controle político das negociações sobre a Área de Livre Comércio das Américas (Alca).
Os parlamentares reunidos em Brasília decidiram trabalhar pelo aprofundamento das relações de cooperação entre países da América Latina e da África, visando contribuir no desenvolvimento econômico, social e cultural dos países de ambos os continentes. -Queremos dar visibilidade a uma lógica de dominação que ainda exclui 150 milhões de pessoas negras somente nas Américas e no Caribe-, concluiu Eurípedes.
28/11/2003
Agência Senado
Artigos Relacionados
Sarney abre encontro de parlamentares negros das Américas e do Caribe
Eurípedes defende reserva de vagas para negros nas universidades
Eurípedes Camargo: governo Lula começa a resgatar dívida com os negros
Geraldo Cândido registra documento elaborado por parlamentares negros
Parlamentares negros fazem história na luta contra o racismo
Secretária de Promoção da Igualdade Racial e parlamentares negros visitam Sarney