Ex-combatentes da 2ª Guerra Mundial são homenageados no Rio de Janeiro
Coroa de flores, chuva de pétalas e salva fúnebre de tiros no Túmulo do Soldado Desconhecido marcaram as comemorações do Dia da Vitória deste ano. A cerimônia, presidida na manhã desta terça-feira (8) pelo ministro da Defesa, Celso Amorim, teve o objetivo de homenagear os militares combatentes da Força Expedicionária Brasileira (FEB). Personalidades civis e militares também foram condecoradas com medalhas.
Sempre celebrada em 8 de maio, o dia marca a assinatura de um armistício, em 1945, que colocou fim à batalha mundial. “A data que comemoramos hoje é de distinto orgulho para a defesa. No combate travado pela democracia, marinheiros, soldados e aviadores contribuíram para a vitória gloriosa de nossas Forças Armadas”, afirmou Celso Amorim.
A cerimônia aconteceu no Monumento aos Mortos da 2ª Guerra Mundial, no Rio de Janeiro, e teve início com a entoação do Hino Nacional. Houve, também, o canto do Hino da Bandeira e desfile de grupamentos das três Forças, além de veteranos ex-combatentes – conduzidos em jipes do Clube de Veículos Militares Antigos do Rio de Janeiro.
Estiveram presentes os comandantes do Exército, general-de-exército Enzo Martins Peri, e da Aeronáutica, tenente-brigadeiro-do-ar Juniti Saito; o diretor-geral de Operações Navais, almirante-de-esquadra, Gilberto Max Roffé Hirschfeld, representando o comandante da Marinha; o chefe do Estado-Maior Conjunto das Forças Armadas, general-de-exército José Carlos De Nardi; e demais autoridades civis e militares.
Medalha da Vitória
Criada pelo Decreto nº 5.023, de março de 2004, a Medalha da Vitória foi feita em reconhecimento à atuação do Brasil em defesa da liberdade e da paz, principalmente na 2ª Guerra Mundial.
A comenda é entregue aos militares das Forças Armadas, civis nacionais e estrangeiros, policiais e bombeiros militares, além de organizações militares e instituições civis nacionais que tenham contribuído para a difusão dos feitos da FEB. O objetivo da condecoração é agraciar, também, os que participaram de conflitos internacionais de defesa, integram missões de paz e prestam serviços de apoio ao Ministério da Defesa.
Este ano, mais de 320 personalidades civis e militares receberam a medalha. Uma instituição de cada Força foi agraciada: o Comando-em-Chefe da Esquadra, da Marinha do Brasil; o 59º Batalhão de Infantaria Motorizado, do Exército Brasileiro; e o Comando-Geral do Pessoal, da Força Aérea Brasileira. Esses órgãos receberam a insígnia da Vitória diretamente das mãos do ministro da Defesa.
Confira a lista completa dos agraciados com a Medalha da Vitória em 2012.
Fonte:
08/05/2012 20:28
Artigos Relacionados
Proposta estende a seringueiros que trabalharam durante 2ª Guerra direitos assegurados a ex-combatentes
Militares mortos na Antártica são homenageados no Rio de Janeiro
Brasileiro teme uma guerra mundial
LOBÃO LEMBRA ENTRADA DA FEB NA SEGUNDA GUERRA MUNDIAL
Monumento Nacional aos Mortos da 2ª Guerra Mundial completa 50 anos
Guerra e paz: Bancada do PT promove painel sobre a crise mundial