Ex-deputado federal Valter Pereira assume vaga deixada por Tebet
Com o falecimento do senador Ramez Tebet (PMDB-MS) no sábado (18), assume uma cadeira no Senado, pelos próximos quatro anos, o primeiro suplente, Valter Pereira de Oliveira. Ex-deputado estadual e federal, o advogado Valter Pereira também integra o PMDB de Mato Grosso do Sul.
Valter Pereira nasceu em Campo Grande, em 3 de dezembro de 1943. Advogado, atual secretário do partido no estado, o futuro senador começou sua carreira parlamentar como vereador da Câmara Municipal de Campo Grande, onde exerceu mandato de 1973 a 1975. Em seguida, ocupou uma vaga na Assembléia Legislativa por dois mandatos (1975-1979 e 1983-1987, já com o novo estado) e também na Câmara dos Deputados, em três legislaturas (1979-1983, 1987-1991 e 1991-1995).
Como deputado federal, marcou sua atuação em defesa dos trabalhadores na agricultura. É dele, por exemplo, a emenda constitucional que vincula parcela do Imposto sobre a Propriedade Territorial Rural (IPTR), pertencente à União, ao fundo destinado à promoção da reforma agrária.
Valter Pereira também ocupou a pasta da Secretaria de Educação de Mato Grosso do Sul e presidiu a empresa energética do estado durante o período de privatização do órgão.
Casado com Lucimar Pereira, tem dois filhos: o atual prefeito de Terenos (MS), Humberto, e Gustavo.
O segundo suplente de Ramez Tebet é Eduardo Otávio Teixeira Marcondes.
Segundo informações da Mesa do Senado, a vaga aberta com a morte de Tebet pode ser assumida a qualquer momento, bastando que o suplente se apresente para o cargo.
20/11/2006
Agência Senado
Artigos Relacionados
Gilberto Goellner assume vaga deixada por Jonas Pinheiro
Valter Pereira lamenta a morte do ex-deputado Nelson Buainain
Valter Pereira lembra Ramez Tebet
Valter Pereira diz que há indícios de que deputado do PT recebe informações privilegiadas no Ministério das Cidades
Valter Pereira registra homenagem da Unilegis a Ramez Tebet
Valter Pereira lembra exemplo de dignidade legado por Ramez Tebet