Ex-prefeito de São Paulo Celso Pitta será ouvido na CPI do Banestado em sessão secreta



Amparado por uma liminar concedida pelo Supremo Tribunal Federal (STF), o ex-prefeito de São Paulo Celso Pitta deverá ser ouvido nesta terça-feira (4), a partir das 11h, pela Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPI) do Banestado. Na semana passada, Celso Pitta compareceu à CPI mas não prestou depoimento. É que os membros da comissão se sentiram constrangidos de interrogar o ex-prefeito, já que trazia consigo duas liminares, também obtidas junto ao STF. A primeira concedia a Pitta o direito de não assinar o termo de compromisso de falar a verdade, e a segunda permitia que ele fosse ouvido, em caráter reservado, somente pelos membros titulares da comissão. Os senadores não concordaram e a sessão foi suspensa.

Depois de um pedido de reconsideração encaminhado pelo presidente da CPI, senador Antero Paes de Barros (PSDB-MT), o ministro Cezar Peluso, do STF, emitiu novo parecer acerca da segunda liminar concedida a Pitta na semana passada. Ou seja: manteve a sessão secreta, mas assegurou o direito à participação de senadores e deputados suplentes ou aqueles que não são membros da CPI, além de permitir a presença de assessores encarregados de orientar os parlamentares nos trabalhos da comissão e na formulação de perguntas. Entretanto, a reunião será vedada à imprensa e ao público em geral.

Celso Pitta é acusado de fazer transferência ilegal de dinheiro ao exterior e de manter contas secretas em paraísos fiscais, que supostamente abrigariam recursos desviados de obras públicas quando foi prefeito de São Paulo, de 1997 a 2001. A CPI do Banestado, criada no ano passado, tem por objetivo investigar a evasão de divisas por meio de contas CC-5, que pode chegar a US$ 30 bilhões.



03/05/2004

Agência Senado


Artigos Relacionados


CPI do Banestado convoca Celso Pitta

CPI do Banestado ouve Celso Pitta na terça

CPI do Banestado ouve Celso Pitta no próximo dia 27

CPI do Banestado ouvirá ex-mulher de Celso Pitta

Celso Pitta é preso ao desacatar presidente da CPI do Banestado

Liminares do STF impedem que Celso Pitta deponha na CPI do Banestado