Executivo desrespeita trabalho do Congresso no Orçamento, diz Sérgio Guerra



O senador Sérgio Guerra (PSDB-PE) denunciou o desrespeito do governo pelo trabalho legislativo, no que diz respeito à elaboração do orçamento e à execução orçamentária. De acordo com o senador, o Executivo tem adotado critérios políticos para liberar recursos vinculados a emendas individuais dos parlamentares.

- A liberação de emendas de orçamentos passados está sendo feita com recursos de emendas coletivas do orçamento atual, conforme proposta da liderança do governo no Congresso. É uma total descaracterização do trabalho do Congresso - disse o senador.Sem citar nomes, Sérgio Guerra disse que um diretor de estatal em Pernambuco tem explicitado o procedimento de atender apenas a emendas parlamentares dos partidos que compõem a base do governo.

- Não vale mais o que foi decidido aqui (no Congresso). Há uma desmontagem da estrutura do Orçamento no Congresso - disse o senador.

O resultado, disse Guerra, está no desinteresse dos parlamentares pelo trabalho na Comissão Mista de Orçamento, que encontra dificuldades para reunir o número mínimo de congressistas para deliberar.



26/05/2004

Agência Senado


Artigos Relacionados


Sérgio Guerra reclama orçamento para a Sudene

Sérgio Guerra critica contingenciamento e execução do Orçamento de 2004

Sérgio Guerra defende mudanças na elaboração do Orçamento da União

Sérgio Guerra lembra investigações da CPI do Orçamento e é cumprimentado por Sarney

Para Sérgio Guerra, Orçamento de 2004 não remete ao desenvolvimento

Sérgio Guerra aponta ausência de regra para tramitação do orçamento