Sérgio Guerra reclama orçamento para a Sudene
O senador Sérgio Guerra (PSDB-PE) pediu nesta quarta-feira (5) em Plenário que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva cumpra a sua promessa de recriar a Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste (Sudene), destinando àquela instituição os recursos necessários a projetos essenciais para a região. Segundo ele, R$ 1,2 bilhão deixaram de ser incluídos no orçamento da Sudene neste ano.
Observando que o velho problema da seca assola mais uma vez a região, Sérgio Guerra disse que é hora de os nordestinos e seus líderes abandonarem o discurso de que o Nordeste sofre de perseguição. Entretanto, é também chegado o momento de o governo adotar uma política séria para a região.
- A Sudene foi recriada, mas não existe e isso tem um custo real - disse o senador, que também criticou a proposta de reforma tributária por não considerar a questão das desigualdades regionais.
Em aparte, o senador Alvaro Dias (PSDB-PR) apoiou o discurso de Guerra e lembrou que o governo Lula não aplicou ainda nem 1,5% dos recursos previstos no orçamento. Alvaro acha que -falta competência na execução orçamentária-, ponto de vista que foi compartilhado por Sérgio Guerra . Este atribuiu parte do problema da falta de verbas a uma -crise gerencial-. O discurso do senador pernambucano também foi apoiado pelos senadores Magno Malta (PL-ES) e Efraim Morais (PFL-PB).
05/11/2003
Agência Senado
Artigos Relacionados
Adene é importante na recriação da Sudene, dizem Sérgio Guerra e indicado para dirigir a autarquia
Sérgio Guerra lamenta morte de Celso Furtado e pede a volta da Sudene
Para Sérgio Guerra, Orçamento de 2004 não remete ao desenvolvimento
Sérgio Guerra aponta ausência de regra para tramitação do orçamento
Sérgio Guerra defende novas regras para tramitação e execução do Orçamento
Sérgio Guerra critica contingenciamento e execução do Orçamento de 2004