Expedito Júnior diz que é preciso lutar pelo constante fortalecimento do Interlegis



O senador Expedito Júnior (PR-RO), em discurso nesta quarta-feira (7), durante sessão especial para comemorar o décimo aniversário do Interlegis, afirmou ser necessário lutar pelo constante fortalecimento e pela ampliação das atividades do órgão. O senador destacou também que a ocasião deve servir para uma reflexão sobre os rumos do Parlamento.

- Instância maior da representação democrática de um povo, não podemos permitir que este Congresso Nacional perca a sua condição de grande timoneiro e fiel escudeiro da democracia do Brasil. Dessa forma, ao incrementarmos e aprimorarmos a atividade legislativa, por meio de programas como o Interlegis, estamos não só contribuindo para o melhor funcionamento desse setor no Brasil, mas, sobretudo, robustecendo a nossa democracia e, sem dúvida, suas instituições brasileiras - ressaltou o senador.

Expedito Júnior afirmou que hoje é possível acompanhar a revolução na gestão legislativa que o programa Interlegis proporcionou às Câmaras Municipais e às Assembléias Legislativas, quando mais de 4,3 mil câmaras já aderiram ao programa, participando ativamente de cursos e seminários, e com o repasse de equipamentos de informática e audiovisual a 3,5 mil dessas instituições.

O senador também prestou homenagem ao idealizador do programa Interlegis, senador Antonio Carlos Magalhães, que faleceu em julho último. E observou que, como presidente do Senado, Antonio Carlos Magalhães logopercebeu que o Poder Legislativo, em todas as esferas, carecia de um processo de modernização.

- Antonio Carlos Magalhães ousou imaginar, naquela época, a integração entre câmaras municipais e o Congresso Nacional que qualificasse suas ações. Movido por esse ideal, não se aquietou enquanto não viu efetivado o acordo com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), que permitiu a criação do Interlegis. Tomava corpo iniciativa que viria a transformar as Casas legislativas brasileiras. Antes sem nenhuma interligação, jogadas ao deus-dará das conjunturas locais, as milhares de câmaras municipais não tinham a quem recorrer para obtenção de suporte técnico e de referência - afirmou o senador.

Expedito Júnior agradeceu o apoio dos senadores para a aprovação de projeto de resolução (PRS 42/07) de sua autoria que concede o nome de Antonio Carlos Magalhães ao auditório do Interlegis. O senador Efraim Morais (DEM-PB) também se associou às homenagens a Antonio Carlos Magalhães, destacando seu papel na criação do Interlegis. 



07/11/2007

Agência Senado


Artigos Relacionados


Expedito Júnior anuncia apresentação pelo TCU de relatório sobre caso Beron

Expedito Júnior recorrerá contra decisão do TSE, que manteve cassação determinada pelo TRE de Rondônia

Expedito Júnior pede suspensão da decisão que cassou seu mandato até julgamento de recurso pelo TSE

Expedito Júnior comenta reportagem que aponta Incra como um dos maiores responsáveis pelo desmatamento na Amazônia

Para Expedito Júnior, PR está respaldado pelo regimento para ocupar a 4ª secretaria

Biolchi vai lutar pelo mandato de Marchezan Jr