Expedito Júnior felicita TSE por autorização para plebiscito sobre autonomia política na Ponta do Abunã
O senador Expedito Júnior (PR-RO) parabenizou os ministros do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) pela decisão de autorizar a realização de plebiscito sobre a autonomia política dos distritos localizados na Ponta do Abunã. Esses distritos, informou o senador, estão hoje sob a administração da Prefeitura Municipal de Porto Velho.
O senador cobrou a votação, pela Câmara dos Deputados, do projeto de lei que trata da emancipação política. Afirmou que vários distritos de Rondônia estão maiores que os municípios sede, citando, entre outros, Nova Estrela, São Domingos, Triunfo, Jaci-Paraná, União Bandeirante e Mutum-Paraná.
O senador cobrou também regularidade no fornecimento de energia para os municípios rondonienses. Afirmou que o município de Machadinho tem ficado sem luz elétrica até cinco dias a cada semana. O parlamentar culpou a empresa geradora de energia Guasco.
Expedito Júnior lembrou que a Centrais Elétricas de Rondônia S.A. foi federalizada e disse que, em última instância, a responsabilidade pelo fornecimento de energia em Rondônia cabe ao governo federal. O parlamentar lembrou também que desde 2007 vem cobrando agilidade da Ceron no programa Luz para Todos. Afirmou que, com suas cobranças, essa agilidade veio, mas a Ceron, "quando melhora uma coisa, piora outra".
14/09/2009
Agência Senado
Artigos Relacionados
Mesquita Júnior felicita comissão da reforma política
Moreira Mendes denuncia falta de ação do Ibama na Ponta do Abunã
Expedito Júnior pede audiência pública sobre política indigenista e defesa da Amazônia
Raupp pede que Ponta do Abunã volte a ser fiscalizada pelo Ibama de Rondônia
Política para integrar lavoura e pecuária e reduzir o desmatamento é proposta por Expedito Júnior
Heloísa Helena propõe convocação de plebiscito sobre autonomia do Banco Central