Raupp pede que Ponta do Abunã volte a ser fiscalizada pelo Ibama de Rondônia
Ao pedir a palavra como líder do PMDB, o senador Valdir Raupp (RO) solicitou nesta terça-feira (24), em Plenário, que a direção nacional do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) desfaça um convênio feito entre as superintendências do órgão em Rondônia e no Acre. O acordo, segundo o senador, prevê que a fiscalização ambiental da região conhecida como Ponta do Abunã, localizada em Rondônia, seja exercida pelo Ibama do Acre, estado ao qual a região já pertenceu.
Raupp afirmou ter estado em Vista Alegre do Abunã (RO) na última sexta-feira (20) e que os madeireiros da região estão trabalhando com planos de manejo bem elaborados, aprovados pelo Ibama. Mas, segundo ele, esses madeireiros estão sendo vítimas de perseguição, já que a fiscalização, feita agora pelo Ibama do Acre com helicópteros e inúmeras viaturas, sequer cobra a documentação nem respeita as regras estabelecidas neste convênio com o Ibama do Estado de Rondônia.
- Nós não aceitamos mais, com todo o respeito ao Ibama do Estado do Acre e ao Ibama nacional, nós não podemos aceitar que uma parte do nosso território seja cedido para fiscalização pelo Ibama de um outro Estado - afirmou o parlamentar.
Raupp explicou que a Ponta do Abunã, no passado, já pertenceu ao Estado do Acre e que hoje o Acre reivindica a área novamente. Afirmou que o senador Sibá Machado (PT-AC) propõe um plebiscito para que aquela região possa voltar ao Estado do Acre. Sibá não estava em Plenário naquele momento.
- O Estado de Rondônia não vai aceitar que a Ponta do Abunã, que é a região de Extrema, Nova Califórnia e Vista Alegre do Abunã, volte a pertencer ao Estado do Acre. Até porque, de direito, pertence de Rondônia, Estado que está assumindo aquela região. E mesmo que se fizesse um plebiscito, não seria dessa forma que o Estado do Acre iria conquistar a população daquela região. Não é na base do chicote, não é no terrorismo, na opressão, que o Estado do Acre vai conseguir convencer o povo da Ponta do Abunã a voltar a pertencer ao Estado do Acre. Nós somos vizinhos e queremos a política da boa vizinhança - afirmou.
24/04/2007
Agência Senado
Artigos Relacionados
Moreira Mendes denuncia falta de ação do Ibama na Ponta do Abunã
Raupp pede que café de Rondônia tenha preços mínimos garantidos pelo governo
Expedito Júnior felicita TSE por autorização para plebiscito sobre autonomia política na Ponta do Abunã
Raupp comemora liberação, pelo Ibama, de licença para construção das usinas do Rio Madeira
Raupp pede "PAC do Cacau" para Rondônia
Raupp pede gasoduto para Rondônia