Expedito Júnior: governo precisa enfrentar questão da regularização fundiária na Amazônia



O senador Expedito Júnior (PR-RO), em discurso nesta quarta-feira (18), registrou a visita do ministro Extraordinário de Assuntos Estratégicos, Mangabeira Unger, ao seu estado e, apesar de não criticar a operação Arco de Fogo, que custou quase R$ 300 milhões e pretende coibir o desmatamento ilegal, citou a necessidade de utilizar instrumento semelhante para o enfrentamento da questão fundiária, na regularização das terras da região.

Expedito Júnior também elogiou a iniciativa do governo de pagar um incentivo financeiro aos pequenos agricultores extrativistas que preservam a floresta e pediu a aprovação do PLS 64/08, de sua autoria, que estende essa ajuda também a seringueiros e extrativistas. Ele enalteceu o trabalho de Mangabeira Unger na Amazônia, ao dizer que "há uma política de inteligência voltada para a região amazônica".

- O ministro Mangabeira afirmou que o grande desafio na Amazônia é oferecer um paradigma de desenvolvimento, que não se limite a tratar o ecológico como objetivo adversário do econômico, mas que ofereça mecanismo de crescimento econômico com proteção ambiental. É o que sempre defendemos aqui na tribuna desta Casa - disse.

Expedito Júnior citou ainda visita realizada a municípios próximos da BR-429, como São Francisco do Guaporé e Costa Marques, quando recebeu reivindicações da comunidade no intuito de acelerar a licitação, recuperação e pavimentação da estrada, que tem mais de 300 quilômetros sem asfalto.

O senador também pediu celeridade na votação da Proposta de Emenda à Constituição 13/03, de autoria de Sérgio Zambiasi (PTB-RS), que "devolve aos estados a possibilidade de criar mais municípios". Ele lembrou que a matéria já esteve na pauta do Plenário por duas vezes e retornou para análise da Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ). Segundo Expedito Júnior, dez ou mais municípios seriam criados em Rondônia caso a proposição fosse aprovada.

- Eu gostaria que passássemos a votar nossos projetos, e não só medidas provisórias. Temos inúmeros e importantes projetos, precisamos dar uma resposta à sociedade - disse o parlamentar.



18/06/2008

Agência Senado


Artigos Relacionados


CRA discute regularização fundiária na Amazônia Legal

Raupp faz apelo por regularização fundiária na Amazônia

Alunos acompanharam votação da regularização fundiária da Amazônia

Aprovados os pressupostos constitucionais da MP da regularização fundiária da Amazônia

Senadores manifestam preocupações com regularização fundiária da Amazônia

Regularização fundiária da Amazônia pode beneficiar 300 mil famílias