Exposição em São Paulo reúne fotos de crianças desaparecidas



A Fundação Criança de São Bernardo do Campo e a Associação Mães da Sé organizaram uma exposição fotográfica com retratos de crianças desaparecidas. A 1ª Exposição Fotográfica Itinerante de Crianças e Adolescentes Desaparecidos reúne fotos, informações e relatos sobre 34 desaparecimentos registrados no estado de São Paulo. Os retratos estarão expostos até o próximo dia 31 na sede da Fundação Criança, localizada no Bairro Assunção, em São Paulo. De lá, seguirão para escolas, universidades e prédios públicos da região metropolitana de cidade.

Ao lado de cada retrato, o nome completo do desaparecido, data de desaparecimento e dados de seus pais. Além disso, uma breve explicação sobre como cada um deles desapareceu, mostrando como crianças e adolescentes brasileiros vivem em uma situação de vulnerabilidade.

“Elaine foi ao supermercado próximo de casa comprar doces e desapareceu”, está escrito ao lado da foto de Elaine Cristina Ferraz, que sumiu em outubro de 1988. O desaparecimento de Thaise Cristina Meciano, em agosto de 1998, é descrito assim: “Thaise saiu de casa sem avisar seus pais e não retornou.”

Ivanise Esperidião da Silva Santos é a presidenta da Mães da Sé. Ela fundou a associação há 15 anos, meses depois do desaparecimento da filha Fabiana Esperidião da Silva. Desde então, procura informações que levem a localizar Fabiana, reúne por conta própria dados de outros desaparecidos (já são mais de 6 mil) e reivindica maior atenção do governo no atendimento às famílias.

Ariel de Castro Alves, presidente a Fundação Criança, ratifica a necessidade da implantação efetiva do cadastro de desaparecidos. Ele disse que o governo federal anunciou a criação do cadastro em março do ano passado. Entretanto, o número de cadastrados ainda é muito pequeno diante dos quase 40 mil casos de desaparecimento de crianças e adolescentes ocorridos por ano no país.

“Esta exposição é para chamar a atenção da sociedade para o problema dos desaparecimentos”, declarou. “No Dia da Criança, milhares de famílias não têm o que comemorar porque não têm sua criança em casa”, completou.

 

Fonte:
Agência Brasil



13/10/2011 11:18


Artigos Relacionados


MARLUCE PROPÕE INCENTIVOS FISCAIS PARA PUBLICAÇÃO DE FOTOS DE CRIANÇAS DESAPARECIDAS

Exposição reúne fotos tiradas por deficientes visuais

Exposição reúne fotos de trabalhadores para carteira profissional

São Paulo lança campanha e apresenta tecnologia inédita para localizar crianças desaparecidas

2ª Delegacia de Polícia de Pessoas Desaparecidas divulga fotos via internet

Raimundo Colombo quer incluir nas páginas da Internet atalhos para fotos de pessoas desaparecidas