Exposição recupera história esquecida do Holocausto
O presidente da Assembléia Legislativa, deputado Sérgio Zambiasi (PTB), visitou hoje à tarde a mostra "Triângulos Roxos - As vítimas esquecidas do nazismo", instalada no Vestíbulo Nobre do Auditório do Palácio Farroupilha. Zambiasi disse que, com o evento, o Parlamento inaugura mais um espaço cultural para visitação da comunidade.
Com fotos, textos e réplicas de materiais que recuperam a história do Holocausto (inclusive um uniforme de prisioneiro e um forno crematório), a exposição é organizada pelo Grupo Educativo Triângulos Roxos, um braço educacional da religião das Testemunhas de Geová.
Cinco milhões de esquecidos- De acordo com o organizador do evento João Alberto de Oliveira, o objetivo do trabalho é lembrar que, além dos seis milhões de judeus, outras etnias foram vitimadas pelos nazistas.
"Os milhões de judeus compõem a maioria das vítimas. Mas é preciso lembrar que há também ciganos, eslavos, negros, homossexuais e, entre outros, testemunhas de Jeová que formam outros cinco milhões de vítimas", disse Oliveira.
O organizador contou que, ao chegarem aos campos de concentração, os adeptos dessa religião levavam no uniforme um triângulo roxo que os distinguia dos demais prisioneiros.
Oliveira criticou os historiadores revisionistas que sugerem uma visão mais amena do episódio. "É difícil acreditar que, diante de tantas evidências, tanto sofrimento documentado, existam profissionais que pretendem mostrar que tudo isso não aconteceu", lamentou.
De caráter itinerante, a exposição "Triângulos Roxos" foi criada na Europa, em 1996. Somente entre Alemanha, França e Itália, mais de 400 mil pessoas já conferiram o trabalho. No Brasil, a mostra vem sendo apresentada desde o ano passado, e já foi levada a 18 cidades. Depois de Porto Alegre, será a vez de Caxias, onde o trabalho deverá ser montado em setembro.
07/10/2001
Artigos Relacionados
Sobrevivente do Holocausto divide com estudantes sua história de vida
Educação levará história do Holocausto a alunos da rede estadual
Exposição destaca infâncias perdidas sob o terror do Holocausto
Senado homenageia vítimas do Holocausto com sessão especial e exposição
Mostra recupera história de pesquisa sobre hidrografia paulista
Mostra recupera história de pesquisa sobre hidrografia paulista