Falha humana fica cada vez mais evidente no acidente com o avião da Gol, diz Demóstenes



O relator da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) do Apagão Aéreo, Demóstenes Torres (DEM-GO), afirmou, nesta quinta-feira (24), que, baseado nas oitivas até agora realizadas pelo colegiado, fica cada vez mais evidente a ocorrência de falha humana no acidente entre um jato Legacy da ExcelAir e um Boeing da empresa aérea Gol, que matou 154 pessoas.

VEJA MAIS

Para o relator há indícios fortes de que tanto os controladores de vôo como os pilotos do jato Legacy, Joe Lepore e Jan Paladino, agiram com negligência, contribuindo para tragédia.

- Não há como negar que houve uma contribuição muito grande dos controladores, especialmente a partir de Brasília, para que[o acidente] ocorresse. É claro que também houve uma falha grave dos pilotos do Legacy, principalmente porque o transponder sumiu do ar, o que leva a crer que ele possa ter sido desligado ainda que acidentalmente - disse o senador.

Em entrevista à imprensa, após o término da reunião da comissão, Demóstenes considerou fato grave, confirmado pelo presidente doSindicato Nacional dos Trabalhadores de Proteção ao Vôo, Jorge Carlos Botelho, o suposto descumprimento, por oficiais aviadores da Força Aérea Brasileira (FAB), de instruções de posicionamento dadas por controladores de vôo.

- Isso é gravíssimo. Se aconteceu, existe norma que prevê a cassação da concessão para que ele [o piloto da FAB] possa voar. Isso é algo que deve ser observado. Vamos questionar o Comando da Aeronáutica a esse respeito e, se comprovada essa denúncia gravíssima, nós vamos querer que esses fatos sejam elucidados e apontados para que haja punição de oficiais aviadores - afirmou.

Presidente do sindicato dos controladores também defende a desmilitarização

24/05/2007

Agência Senado


Artigos Relacionados


Demóstenes aponta falha humana e responsabiliza pilotos e controladores

Acidente em Alcântara: falha elétrica é mais provável

Covatti assegura que incompetência petista fica evidente no final do mandato

Aeronáutica diz que não há indício de sobreviventes do acidente de avião da FAB

Justiça condena controlador de voo envolvido em acidente com avião da Gol

Ideli: acidente com avião da TAM deverá entrar na pauta da CPI