Acidente em Alcântara: falha elétrica é mais provável



Para o ministro da Defesa, José Viegas, não está descartada, até o momento, a possibilidade de que um erro humano possa ter provocado o acidente no Centro de Lançamento de Satélites da Base Aérea de Alcântara, no Maranhão. Por outro lado, também não há, nas imagens gravadas e nos levantamentos realizados, sinal de ocorrência de falha humana significativa a ponto de ser a causa da explosão. Para ele, as investigações apontam para uma possível ignição intempestiva de um dos motores, causada por corrente elétrica.

O ministro lastimou profundamente a morte dos 21 trabalhadores, disse que o governo dará total apoio às famílias das vítimas, mas assegurou que a orientação do governo é para que seja dado prosseguimento ao programa espacial brasileiro.

- Infelizmente, não há nenhum programa dessa natureza no mundo que não tenha tido acidentes. Chegou a nossa vez de amargar a perda injusta de 21 honrados brasileiros. A nossa melhor homenagem a eles é continuar com o programa - disse o ministro, anunciando que o governo intenta lançar o VS 40 (satélite) ainda este ano, para mostrar a firme intenção de progressão do projeto espacial nacional.

Apesar de o trabalho que estava sendo feito pelas vítimas não ser de natureza perigosa, o ministro assumiu que o acidente foi o pior já ocorrido no Brasil, mas disse que a experiência vai servir para evitar ocorrências futuras. -Vamos aprender com as causas do acidente-, afiançou.

O senador Hélio Costa (PMDB-MG) aventou a hipótese de ocorrência de interferência eletrônica - pela inoculação de um vírus de computador nos programas do Centro de Lançamentos - capaz de disparar o comando de disparo dos foguetes. Em resposta, o diretor do Centro Técnico Aeroespacial, major-brigadeiro-do-ar Tiago da Silva Ribeiro, esclareceu que o sistema operacional do projeto não tem qualquer ligação com a Internet. Ele considerou remota a idéia de um hacker - pirata de redes de computadores - haver agido no acidente. E contou que foi tudo tão rápido que as vítimas não tiveram chance sequer de tentar a saída de escape. -Foram segundos-, lamentou.



04/09/2003

Agência Senado


Artigos Relacionados


Falha humana fica cada vez mais evidente no acidente com o avião da Gol, diz Demóstenes

Ministros falarão sobre causas do acidente de Alcântara

Alcântara protesta contra "tarifaço" de energia elétrica

Indenização às famílias das vítimas de acidente em Alcântara recebe parecer favorável da CAE

Novas operações em Alcântara, só após conclusão das investigações sobre acidente

Crivella elogia decisão do governo de indenizar famílias das vítimas do acidente em Alcântara