Fátima Cleide defende adesão de Rondônia a Sistema Unificado de Segurança Pública
Preocupada com os índices alarmantes de violência urbana em Rondônia, a senadora Fátima Cleide (PT-RO) defendeu a adesão do estado ao Sistema Unificado de Segurança Pública (Susp), que prevê repasse de recursos para a reestruturação da segurança estadual. Dados apresentados pela senadora indicam que Porto Velho figura ao lado de Vitória, Aracaju, Cuiabá e São Paulo como uma das capitais mais violentas.
- No ranking de homicídios, Porto Velho está em segundo lugar, com a taxa de 52,3 assassinatos para cada 100 mil habitantes (por ano). Isto é uma verdadeira guerra civil, uma guerra que se trava no cotidiano de miséria das periferias inchadas e desassistidas, onde o braço do estado está muito ausente - disse a senadora.
Fátima Cleide responsabilizou o último governo estadual pelas condições precárias do aparelho de segurança. Policiais mal treinados são apenas uma face dos problemas, afirmou a senadora, que têm levado à explosão da violência em todo o estado.
- Há tentáculos na indústria da grilagem, nas invasões em terras indígenas e nas situações em que se confronta o combate à corrupção - acrescentou.
A senadora defendeu também a troca de experiências com o governo do Acre que tem combatido, com sucesso, o crime organizado. O conhecimento do trabalho desenvolvido no estado vizinho, afirmou, é um alento. No entanto, disse ela, não haverá resultados sem o aparelhamento das instituições de segurança, a eliminação da corrupção na polícia e o estabelecimento de parceria com o governo federal.
Em aparte, o senador Tião Viana (PT-AC) disse que seu estado conseguiu bons resultado no combate à violência porque promoveu uma ação multi-institucional, com a participação do Executivo, Legislativo e Judiciário estaduais, e do governo federal. A avaliação do senador Valdir Raupp (PMDB-RO) é de que falta comando sobre os organismos de segurança do estado.
- Está faltando mão firme na segurança de Rondônia - frisou.
09/06/2003
Agência Senado
Artigos Relacionados
Fátima Cleide quer ligar Rondônia ao sistema nacional de energia
Fátima Cleide defende a recriação da superintendência do Banco do Brasil em Rondônia
Ministério quer aumentar adesão ao Sistema Unificado de Atenção à Sanidade Agropecuária
Fátima Cleide comemora resultados do PT em Rondônia
Fátima Cleide diz que não atacou governo de Rondônia
Fátima Cleide lê documento de bispos de Rondônia