Fátima Cleide defende discussão sobre problema da água
Ao manifestar seu apoio à Confederação Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) pela escolha do tema "Água, fonte de vida" para a Campanha da Fraternidade deste ano, a senadora Fátima Cleide (PT-RO) opinou que o Brasil não pode adiar a discussão sobre o problema da água. Ela defendeu que o assunto seja discutido em profundidade na busca de soluções que garantam o uso sustentável da água e a repartição justa e equilibrada de seus benefícios.
Por ser detentor de 20% de toda a água doce do planeta, o Brasil, na avaliação da senadora por Rondônia, deve considerar a questão dos seus recursos hídricos como estratégica. Ela sugeriu que a questão hídrica seja tratada de forma articulada com a saúde, educação, segurança alimentar, habitação, saneamento, bem-estar e desenvolvimento social.
- É necessário integrar a proteção dos recursos hídricos à satisfação das necessidades humanas e ao desenvolvimento social. Só assim poderemos distribuir com justiça e equilíbrio os serviços básicos vinculados ao acesso à água - afirmou Fátima Cleide.
Artigo publicado no jornal Correio Braziliense do dia 27 de fevereiro, assinado pelo assessor especial da Presidência da República e escritor Frei Betto, intitulado "Cisterna", também foi destacado por Fátima Cleide. Ela contou que o texto relata uma nova tecnologia desenvolvida por um migrante nordestino para conviver com longos períodos de estiagem. A idéia do sergipano chamado Nel, pedreiro de Simão Dias, explicou a senadora, é coletar em cisternas a água do período chuvoso para poder enfrentar a estiagem.
05/03/2004
Agência Senado
Artigos Relacionados
Fátima Cleide defende aprovação do Fundeb
Fátima Cleide defende melhorias no atendimento a detentas
Fátima Cleide defende mandato de prefeita de Santarém
Fátima Cleide defende construção das hidrelétricas do Rio Madeira
Fátima Cleide defende emendas ambientalistas na reforma tributária
Fátima Cleide defende melhorias no atendimento dado às detentas